Para enviar uma Mensagem click na foto depois do Login. Será excluído, dependendo do seu perfil.

As Novidades do Site Oficial

Leitura da Bíblia: 1 Pedro 1–2 Pedro 3


Leitura da Bíblia: 1 Pedro 12 Pedro 3

‘TOMAI VOSSA POSIÇÃO SÓLIDOS NA FÉ’

(1 Pedro)
Pedro lembrou seus irmãos cristãos da “esperança viva” que eles compartilhavam: uma herança no céu. Ele lhes disse: “Vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa’.” Depois de dar conselhos específicos sobre sujeição, Pedro os exortou a serem “da mesma mentalidade, compartilhando os sentimentos, exercendo afeição fraternal, ternamente compassivos, humildes na mente”. — 1 Ped. 1:3, 4; 2:9; 3:8.
Visto que ‘tinha se aproximado o fim’ do sistema judaico, Pedro aconselhou os irmãos a ser “vigilantes, visando as orações”. Ele lhes disse: “Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes.  . . . Tomai vossa posição contra [Satanás], sólidos na fé.” — 1 Ped. 4:7; 5:8, 9.
Perguntas bíblicas respondidas:
3:20-22  Como o batismo nos salva? O batismo é um requisito para os que buscam a salvação. Mas o batismo em si não salva. A salvação se dá graças à “ressurreição de Jesus Cristo”. O candidato ao batismo tem de ter fé em que a salvação só é possível porque Jesus teve uma morte sacrificial, foi ressuscitado e “está à direita de Deus”, tendo autoridade sobre os vivos e os mortos. O batismo com base nessa fé é o que corresponde às ‘oito almas serem salvas através da água’.
4:6  Quem são os “mortos” a quem “se declararam as boas novas”? São os que estavam ‘mortos nas suas falhas e pecados’, ou espiritualmente mortos, antes de ouvirem as boas novas. (Efé. 2:1) Depois que depositaram fé nas boas novas, porém, passaram a ‘viver’ em sentido espiritual.
Lições para nós:
1:7. Para que a nossa fé seja de valor superior, precisa ser de qualidade testada ou provada. Tal forte fé sem dúvida ‘preserva viva a alma’. (Heb. 10:39) Não devemos fugir de testes de nossa fé.
1:10-12. Anjos desejavam ver de perto e entender as verdades espirituais profundas que os profetas de Deus da antiguidade escreveram a respeito da ungida congregação cristã. No entanto, essas verdades só se tornaram claras quando Jeová passou a lidar com a congregação. (Efé. 3:10) Não devemos nós seguir o exemplo dos anjos e nos empenhar em pesquisar “as coisas profundasde Deus”? — 1 Cor. 2:10.
2:21. Imitando nosso Exemplo, Jesus Cristo, devemos estar dispostos a sofrer até mesmo a morte para defender a soberania de Jeová.
5:6, 7. Quando lançamos nossa ansiedade sobre Jeová, ele nos ajuda a persistir em dar prioridade na nossa vida à adoração verdadeira, em vez de nos preocupar demais com o dia de amanhã. — Mat. 6:33, 34.
“O DIA DE JEOVÁ VIRÁ”
(2 Pedro )
“A profecia nunca foi produzida pela vontade do homem”, escreveu Pedro, “mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo”. Prestar atenção à palavra profética nos protege contra “falsos instrutores” e outros indivíduos corrompedores. — 2 Ped. 1:21; 2:1-3.
“Nos últimos dias virão ridicularizadores com os seus escárnios”, alertou Pedro. Mas “o dia de Jeová virá como ladrão”. Pedro terminou sua carta com sólidos conselhos para os que ‘aguardam e têm bem em mente esse dia’. — 2 Ped. 3:3, 10-12.
Perguntas bíblicas respondidas:
1:19  Quem é a “estrela da alva”, quando ela se levantou e como sabemos disso? A “estrela da alva” é Jesus Cristo como Rei empossado no Reino de Deus. (Rev. 22:16) Em 1914, Jesus ‘se levantou’ perante toda a criação como Rei messiânico, anunciando o amanhecer de um novo dia. A cena da transfiguração proveu uma antevisão da glória de Jesus e de seu poder do Reino, destacando a confiabilidade da palavra profética de Deus. Prestar atenção a essa palavra ilumina nosso coração e, desse modo, ficamos sabendo que a Estrela da Alva já se levantou.
2:4  O que é o “Tártaro”, e quando os anjos rebeldes foram lançados nele? Tártaro é uma condição comparável a uma prisão à qual são confinadas apenas criaturas espirituais, não humanos. É um estado de densa escuridão mental no que diz respeito aos maravilhosos propósitos de Deus. Os que estão no Tártaro não têm nenhuma esperança para o futuro. Deus lançou os anjos desobedientes no Tártaro nos dias de Noé, e eles ficarão nessa condição rebaixada até o dia em que forem destruídos.
3:17  O que Pedro quis dizer com “conhecimento adiantado”? Ele se referia a conhecimento adiantado, ou prévio, de eventos futuros, transmitido a ele e a outros escritores bíblicos por inspiração. Esse conhecimento, por não ser infinito, não proporcionou aos primeiros cristãos todos os detalhes sobre eventos futuros. Eles vieram a conhecer apenas em linhas gerais o que se poderia esperar.
Lições para nós:
1:2, 5-7. Além de nos ajudar a aumentar em “conhecimento exato de Deus e deJesus”, um vigoroso empenho para cultivar qualidades como fé, perseverança e devoção piedosa fará com que ‘não sejamos nem inativos, nem infrutíferos’. — 2 Ped. 1:8, nota.
1:12-15. Para permanecermos “firmemente estabelecidos na verdade”, precisamos de lembretes constantes, tais como os que recebemos por meio das reuniões congregacionais, do estudo pessoal e da leitura da Bíblia.
2:2. Precisamos cuidar para que a nossa conduta não traga vitupério sobre Jeová e sua organização. — Rom. 2:24.
2:4-9. Pelo que Jeová já fez no passado, sabemos que ele “sabe livrar da provação os de devoção piedosa, mas reservar os injustos para o dia do julgamento, para serem decepados”.
2:10-13. Embora os “gloriosos”, ou seja, os anciãos cristãos, tenham falhas e possam cometer erros, não devemos falar deles de modo abusivo. — Heb. 13:7, 17.
3:2-4, 12. Prestar boa atenção a “declarações anteriormente feitas pelos santos profetas e [ao] mandamento do Senhor e Salvador” nos ajuda a manter em foco a proximidade do dia de Jeová.
3:11-14. Nós, que ‘aguardamos e temos bem em mente a presença do dia deJeová’, temos de (1) ‘ser santos na conduta’, mantendo a pureza física, mental, moral e espiritual; (2) ser zelosos em ações que reflitam a “devoção piedosa”, tais como as relacionadas com pregar o Reino e fazer discípulos; (3) manter nossa conduta e personalidade “sem mancha” do mundo; (4) ser ‘sem mácula’, fazendo todas as coisas com motivação pura e (5) estar “em paz” com Deus, com irmãos cristãos e com outros humanos.
Visite: 

Pontos altos da Reunião Anual de 2013

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...