Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques de Gênesis 6-10

Leitura da Bíblia: Gênesis 6-10


6:6  Em que sentido pode-se dizer que Jeová “deplorou” ter feito o homem? A palavra hebraica traduzida “deplorou” neste versículo refere-se a uma mudança de atitude ou de intenção. Jeová é perfeito e por isso não errou em criar o homem. No entanto, mudou de atitude mental para com a perversa geração pré-diluviana. Deixou de agir como Criador dos humanos para ser o destruidor deles, por estar desgostoso com sua iniqüidade. O fato de ele ter preservado alguns humanos mostra que sua deploração se restringia aos que se haviam tornado iníquos. — 2 Pedro 2:5, 9.
7:2  Em que se baseava a distinção entre animais limpos e não limpos? A base da distinção evidentemente tinha que ver com o uso de sacrifícios na adoração, e não com o que se podia ou não comer. A carne não fazia parte da alimentação do homem antes do Dilúvio. As classificações “puro” e “impuro” para alimentos só surgiram com a Lei mosaica, e acabaram quando ela foi abolida. (Atos 10:9-16; Efésios 2:15) Pelo visto, Noé sabia o que era apropriado como sacrifício na adoração de Jeová. Assim que saiu da arca, ele “começou a construir um altar a Jeová e a tomar alguns de todos os animais limpos, e de todas as criaturas voadoras limpas, e a fazer ofertas queimadas sobre o altar”. — Gênesis 8:20.
7:11  Donde veio a água que causou o Dilúvio global? Durante o segundo período, ou “dia”, criativo, quando foi formada a “expansão” atmosférica da Terra, havia águas “debaixo da expansão” e águas “por cima da expansão”. (Gênesis 1:6, 7) As águas “debaixo” eram as que já havia na Terra. As águas “por cima” eram enormes quantidades de umidade suspensas acima da Terra, formando uma “vasta água de profundeza”. Essas águas caíram sobre a Terra nos dias de Noé.
8:11  Se as árvores foram arruinadas pelo Dilúvio, onde a pomba conseguiu a folha de oliveira? Há duas possibilidades. Visto que a oliveira é uma árvore bastante resistente, ela pode ter continuado viva sob a água por alguns meses durante o Dilúvio. Quando as águas do Dilúvio baixassem, uma oliveira submersa ficaria novamente em terreno seco e poderia brotar. A folha de oliveira que a pomba levou a Noé também pode ter sido tirada dum broto que surgiu depois que as águas do Dilúvio baixaram.
9:20-25  Por que Noé amaldiçoou Canaã? É bem provável que Canaã fosse culpado de algum abuso ou perversão contra o seu avô, Noé. Embora o pai de Canaã, Cã, tivesse presenciado isso, ele não interferiu, mas parece ter espalhado a história. No entanto, Sem e Jafé, os outros dois filhos de Noé, cobriram seu pai. Por esse motivo, eles foram abençoados, mas Canaã foi amaldiçoado, e Cã sofreu em resultado da vergonha imposta ao seu descendente.
10:25  Como a terra foi “dividida” nos dias de Pelegue? Pelegue viveu de 2269 a 2030 AEC. Foi “nos seus dias” que Jeová causou uma grande divisão por confundir o idioma dos construtores de Babel e espalhá-los por toda a superfície da Terra. (Gênesis 11:9) Dessa maneira, “foi dividida a terra”, ou a população da Terra, nos dias de Pelegue.
Lições para nós:
6:22. Embora a construção da arca tenha levado muitos anos, Noé fez exatamente o que Deus lhe havia ordenado. Por isso, ele e sua família foram preservados durante o Dilúvio. Jeová nos fala por meio da sua Palavra escrita e fornece orientação por meio da sua organização. Somos beneficiados por ouvir e obedecer.
7:21-24. Jeová não destrói os justos com os iníquos.
9:1; 11:9. Nenhum plano ou esforço humano pode frustrar o propósito de Jeová.
10:1-32. Os dois registros de genealogia relacionados com o relato do Dilúvio — capítulos 5 e 10 — ligam toda a raça humana com o primeiro homem, Adão, por meio dos três filhos de Noé. Os assírios, os caldeus, os hebreus, os sírios e algumas tribos árabes são descendentes de Sem. Os etíopes, os egípcios, os cananeus e algumas tribos africanas e árabes descenderam de Cã. Os indo-europeus são descendentes de Jafé. Todos os humanos são aparentados e todos são iguais diante de Deus. (Atos 17:26) Essa verdade tem de influenciar nosso modo de encarar e tratar os outros.
Visite: WWW.JW.ORG


5 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.