Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Deus e o Cordeiro - uma análise de Apocalipse 5:13,14


"E eu ouvi toda criatura no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, sim, tudo que há neles, dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.” As quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos se prostraram e adoraram." -  Apocalipse 5.13, 14;  Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.

"Então,  ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram." -  Apocalipse 5.13, 14;  Almeida, Revista e Atualizada.

"E ouvi toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos  prostraram-se e adoraram... (Explicação no fim do artigo)" - Apocalipse 5.13, 14;  Almeida, Revista e Corrigida.


 
Os trinitários costumam argumentar que se o "Cordeiro," o Filho, é distinto de "toda criatura", então ele não pode ser uma criatura, mas sim Deus. Além disso, o trinitário afirma que,  no versículo 14,  o "Cordeiro" é também "adorado" juntamente com Deus, "que está sentado no trono",  e então também deve ser "Deus". Eles também apontam que a mesma "bênção", "honra", "glória" e "poder" são dado para "Deus" e para o "Cordeiro" e, portanto, argumentam que o "Cordeiro" deve ser "Deus" também. 
No entanto, há falhas graves com esta 'lógica'. Será que ela resiste a uma consideração de tudo o que ocorre neste capítulo, ou em outro lugar no livro de Apocalipse?  Resiste essa “exegese seletiva” às evidências?


Deus, “que está assentado sobre o trono” E “o Cordeiro”

Antes de tudo, note que o "Cordeiro" é distinto de Deus também nos detalhes. Veja  onde está Deus, "que está assentado sobre o trono," conforme descrito em Apocalipse 4.1-11 (Todas as citações neste artigo são da versão Almeida, revista e corrigida, daqui em diante “Al”, a menos que haja citação de outra versão) e que é este o que "criou todas as coisas" (versículo 11).  O Cordeiro não é mencionado  como sendo  este que "criou todas as coisas." Nem é o "Cordeiro" mencionado como estando no "trono".  O único mencionado é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (versículo 8, na Tradução do Novo Mundo é "Jeová Deus, o Todo-Poderoso")  E esse detalhe é relevantíssimo!

Note que o "que está sentado no trono" é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 4.8; Al). O "Cordeiro" foi distinguido dele e, portanto,  não é este "Senhor Deus, o Todo-Poderoso." Consequentemente, isto não é apenas uma distinção entre "Deus, o Pai" e o "Cordeiro," o Filho, mas entre "Deus", "que está assentado sobre o trono". O “Senhor Deus, o Todo-Poderoso" de um lado e o "Cordeiro" do outro!  Se o "Cordeiro" não é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso", então quem é ele? O "Cordeiro" deve ser um criatura, embora não uma qualquer, mas a maior criatura no universo e o  Filho Único de Deus, exatamente “O Filho”! 
Devemos observar então que uma linha é desenhada através do Universo aqui neste lugar (Apocalipse, capítulo 4) e de um lado da linha é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" e somente "O Senhor Deus, o Todo-Poderoso"! O "Cordeiro" não é deste ‘lado’ do Universo, aqui neste lugar e em nenhum outro do livro de Apocalipse ele cruza essa linha, muito embora o "Cordeiro" seja exaltado e louvado!

Claro, se alguns querem que "todas as coisas" sempre signifique "todas as coisas" absolutamente e lemos que foi o "assentado sobre o trono" quem "criou todas as coisas" (4:11), esses mesmos vão aceitar que "todas as coisas" aqui inclui o "Cordeiro" e assim o "Cordeiro" é um daqueles que este "assentado sobre o trono" criou? Se alguém disser que o Filho (ou o "Cordeiro") não é uma "coisa" então por que "Deus" é? (Note 1 Coríntios 15:27, 28). Sim, se igualmente "Deus" é uma "coisa" e se os trinitários acham que o "Filho" também é "Deus" então por que não aceitar a “ideia” de que o "Filho" também é uma "coisa"?

Em segundo lugar, o "Cordeiro" é distinto de "toda criatura", mas não necessariamente porque ele mesmo não seja uma criatura, mas porque ele não pode receber "bênção, honra, glória e domínio" de si mesmo! Existem três sujeitos aqui nesta frase, "Deus", o "Cordeiro" e "toda criatura". O que distingue os dois primeiros do último é que os dois primeiros recebem esta "bênção e honra e glória..." daqueles que os dão e isso não significa que os dois primeiros são, por isso, "Deus"! O ponto aqui é que Deus e o Cordeiro recebem este "bênção e honra e glória" de "toda criatura" por alguns motivos. Não que Deus e o Cordeiro são "Deus"! Aqueles que argumentam que o "Cordeiro" é distinto de "toda criatura" e, portanto, não pode ser uma criatura está oferecendo um argumento extremamente fraco e não leva em conta o contexto, nem o fato de que quando os escritores bíblicos escreveram,  nem sempre tem que dizer o óbvio. 
Deve ser discernido também que quando João ouviu "toda criatura" dar a ambos, a "Deus" e ao "Cordeiro", a "bênção e honra e glória",  ele ouviu "cada" criatura fazer isso? Significa isso, então, que ele ouviu de Satanás, o Diabo, e os muitos anjos infieis, que são, obviamente, “criaturas”, também esses dar esta "bênção e honra e glória"? Claro que não! Assim, mesmo a expressão "toda criatura" é contextualmente limitada e não significa "toda criatura" absolutamente. 

Agora, um lugar onde um escritor da Bíblia indicou o 'óbvio', o que foi "conhecimento comum" dos seus leitores, é em  1 Coríntios 15:27, 28. No versículo 27, parte ‘a’, lemos: "Porque (Deus) todas as coisas (gregopanta’) sujeitou  debaixo de seus pés." Agora isto significaria que o próprio Deus "sujeitou" a si mesmo debaixo dos pés do Filho? Não, pois a próxima parte do versículo diz: "Mas, quando diz que todas as coisas (panta) lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas (panta)." Observe que Deus é uma dessas "todas as coisas", mas quando Deus coloca "todas as coisas" sob a sujeição do Filho, estas "todas as coisas" não inclui ele! Deus é a exceção, ele é uma "coisa" que não foi submetida ao Filho. Se dá o mesmo com "todas as coisas" em Colossenses 1:16 e "toda criatura" em Apocalipse 5:13. Fica, portanto, "evidente" que embora o Filho não esteja incluído nos grupos de "todas as coisas" ou "toda criatura",  não significa que ele mesmo não seja uma "coisa" ou uma "criatura".



O motivo de “o Cordeiro” ser louvado

E por que o Cordeiro recebe de "toda criatura" esta "bênção...  honra...  glória..."? (Apocalipse 5:13). Não porque ele é "Deus", mas porque ele é o "Cordeiro" e como tal ele "foi morto" e com o seu "sangue" ele "comprou para Deus homens" e "para o nosso Deus ele fez reis e sacerdotes..." – versículos 9, 10

Os motivos pelos quais o "Cordeiro" recebe a honra e a glória, conforme mostrado por três vezes, não são para mostrar que o "Cordeiro" seja "Deus". Elisabeth Schussler Fiorenza acertadamente comenta: "O ‘novo cântico’ em Apocalipse 5:9,10 destaca três razões por que o Cordeiro é digno de assumir o reinado escatológico sobre o mundo. Primeiro: O Cordeiro se mostra digno porque sofreu uma morte violenta... Segundo: A dignidade do Cordeiro deriva-se de sua atividade como agente de Deus... Terceiro: A razão final que o cântico dá por merecimento do Cordeiro foca no objetivo positivo da atividade redentora de Cristo. " (Revelation: Vision of a Just World, T & T Clark, 1991, p. 61). Então, é contextualmente claro por que o "Cordeiro" é distinto de "toda criatura".  Não porque ele seja "Deus" e não seja em si uma criatura, mas por que o Cordeiro foi "morto" e com seu "sangue" (versículo 9) "pessoas" foram "compradas" e estas ganham sua salvação e status de 'realeza' e 'sacerdócio' através da atividade redentora do Cordeiro. O "Cordeiro" é distinto de "toda criatura" porque é o "agente" que Deus usa para dar livramento e não uma criatura que precisa de libertação em si e  toda criatura reconhece isso - versículo 13

Também lemos em Apocalipse 5:7, 8 que o "Cordeiro" foi o único que pode “tomar o livro da destra do que estava assentado no trono”. Quando o "Cordeiro" fez isso lemos nos versículos 8 e 9 que "os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro." Mas note que este "prostrar" aqui não significa 'adorar' (não é a palavra proskyneo que ocorre aqui, mas a palavra pipto), mas o legítimo reconhecimento do mérito do Cordeiro para tomar o "livro". Sim, foi por causa do que fez o "Cordeiro" para com Deus o porquê dele receber esse louvor dos "quatro animais",  dos "vinte e quatro anciãos" e de "toda criatura". Isso é enfatizado novamente no versículo 12 onde podemos ler que "Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças." Sim, o "Cordeiro",  Jesus Cristo, é "digno" de receber estas coisas, não porque ele seja "Deus", mas porque ele é "o Cordeiro que foi morto." Larry Hurtado corretamente escreve:  "... as tradições com as quais este profeta judaico-cristão estava familiarizada provavelmente incluíram as práticas dos grupos judaico-cristãos, que sugere em tais círculos, bem como em grupos de cristãos gentios, que os cultos de reverência oferecidas a Deus e a Jesus e a reverência oferecida a Jesus era entendido como uma extensão e expressão de reverência para Deus." - At The Origins of Christian Worship, pág. 92. 


O motivo da exaltação e o louvor recebidos pelo "Cordeiro" em Apocalipse 5:13, 14 não é o mesmo pelo qual recebe "Deus", "que estava assentado no trono", o “Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (na Tradução do Novo Mundo, "Jeová Deus, o Todo Poderoso") em Apocalipse 4:8-11.  Até aqui, vimos que Deus é "digno" de receber louvor "porque criou todas as coisas." Assim, vemos um contraste entre o motivo por que  "o que estava assentado sobre o trono", ou seja, "Deus" recebe tal louvor e por que o "Cordeiro", o Filho, recebe. Portanto, apesar de "Deus" e o "Cordeiro" receberem o mesmo louvor, vimos que é por razões diferentes. Um por ser o "Senhor Deus, Todo-Poderoso", o Criador de "todas as coisas" e o "Cordeiro" por ser agente de Deus, que foi "morto".  E o que foi tornado possível é que foram compradas "para Deus".  Digno de nota que Apocalipse 5:10 diz que o Cordeiro as comprou para o "nosso Deus" que é distinto no texto do "Cordeiro". Claramente, o "Cordeiro" não é o mesmo que "Deus", com quem sempre é contrastado, e ele próprio é uma criatura, ainda que uma criatura que não precise de redenção e que irá reinar como um "Rei" e "Sacerdote".


Não só isso, mas a última parte de Apocalipse 4:11 refere-se ao "assentado sobre o trono" como "por que tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." Note que "todas as coisas" surgiram devido a "vontade" do (e não ‘dos’) “assentado sobre o trono”, não sendo a "vontade" de dois ou três e não a "vontade" do Cordeiro. Sim, há apenas um Deus, um Criador e uma vontade e não é ao Filho, nem ao "Cordeiro", que o texto se refere!



O Cordeiro é adorado em Apocalipse 5:14?

A "adoração" prestada pelos "anciãos" como lemos em Apocalipse 5:14 foi para "Deus" somente. O "Cordeiro" não é o destinatário desta "adoração". E aqui chegamos a um ponto crucial: Como podemos saber quem recebe essa adoração? Segundo o final do versículo, é o “que vive para todo o sempre”, que conforme o capítulo 4, versículos 8-11 identificam, é o “Senhor Deus, o Todo-Poderoso”! O “Texto Recebido”, que é a base da versão Almeida, traz essa frase final, diferentemente do “Texto Crítico”, em que foi baseada a Tradução do Novo Mundo, e também do texto cóptico e do majoritário. Ou seja, os trinitários sabem que, embora a Tradução do Novo Mundo omita essa parte final, em seu texto preferido ocorre que “os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre”, que é claramente distinto do Cordeiro no versículo anterior! Com esse raciocínio, tentam ludibriar o leitor desatento e desinformado!


Por favor, confira quem somente recebe verdadeira "adoração" nos seguintes textos: Apocalipse 4:10; 7:11,12; 11:16,17; 14:7; 19:4,10; 22:9. Sempre é "Deus (o Pai)", nunca o Filho, o "Cordeiro" Jesus Cristo. Então, não é diferente aqui em Apocalipse 5:14 !

"Adora a Deus" somente, diz o anjo a João – Apocalipse 22:9. No livro do Apocalipse só um é "Deus". Por exemplo, Apocalipse 7:10 diz: "e (a "grande multidão", mencionada no versículo 9) clamavam com grande voz, dizendo: "Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono,  e ao Cordeiro. " Para esta "grande multidão", o Cordeiro é  distinto do seu Deus. Eles reconhecem que eles devem sua "salvação" tanto a seu "Deus" como ao "Cordeiro". Mas eles só reconhecem um como seu "Deus" e, conforme claramente distinto pelo texto, não é o "Cordeiro".
Contudo, embora o "Cordeiro" seja muito exaltado,  o "Cordeiro" não é elogiado como o "único Deus" no livro do Apocalipse. Vemos então que o único que deve ser adorado é "Deus", o Pai, Jeová! Os trinitários mudam o sentido do legítimo louvor e a alta exaltação do Cordeiro como se fosse adoração! E, conforme vimos, cometem um sério erro!




(Crédito das ilustrações: Livro "Revelação - Seu grandioso clímax está próximo!"; Associação Torre de Vigia, edição de 2006)
Fonte  https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.