O PROFETA Jeremias viveu numa época perigosa
e turbulenta. No ano 647 AEC, o 13.° ano do reinado do Rei Josias de Judá,
que temia a Deus, Jeová o comissionou. Durante os trabalhos de restauração da
casa de Jeová, encontrou-se e leu-se perante o rei o livro da Lei de Jeová.
Josias empenhou-se em fazer com que fosse cumprida, mas, no máximo, só pôde
deter temporariamente o desvio para a idolatria. O avô de Josias, Manassés, que
reinou 55 anos, e seu pai, Amom, que foi assassinado depois de um reinado de
apenas 2 anos, ambos agiram de modo iníquo. Induziram o povo a praticar
repugnantes orgias e ritos horríveis, de modo que estava habituado a oferecer
incenso à “rainha dos céus” e sacrifícios humanos a deuses demoníacos. Manassés
inundou Jerusalém de sangue inocente. — Jer. 1:2; 44:19; 2 Reis 21:6,
16, 19-23; 23:26, 27.
A
tarefa de Jeremias não era fácil. Tinha de servir na qualidade de profeta de
Jeová e anunciar a desolação de Judá e de Jerusalém, bem como que o magnífico
templo de Jeová seria incendiado e que seu povo seria levado ao cativeiro — catástrofes
quase inacreditáveis! Havia de continuar a profetizar em Jerusalém por 40 anos,
durante os reinados dos maus reis Jeoacaz, Jeoiaquim, Joaquim (Conias) e
Zedequias. (Jer. 1:2, 3) Mais tarde, no Egito, tinha de profetizar contra
as idolatrias dos refugiados judeus ali. Seu livro foi completado em 580 AEC.
O período abrangido pelo livro de Jeremias é, portanto, de 67 anos, período
este cheio de acontecimentos. — Jer. 52:31.
O nome do profeta e de seu livro é, em
hebraico, Yir·meyáh ou Yir·meyá·hu, que significa, talvez: “Jeová
Exalta; ou: Jeová Solta [provavelmente da madre]”. Esse livro figura em todos
os catálogos das Escrituras Hebraicas, e a sua canonicidade é geralmente
aceita. O modo impressionante do cumprimento de diversas profecias durante a própria
vida de Jeremias atesta plenamente a sua autenticidade. Outrossim, as
Escrituras Gregas Cristãs mencionam diversas vezes o nome de Jeremias. (Mat.
2:17, 18; 16:14; 27:9) Que Jesus estudou o livro de Jeremias, é evidenciado
pelo fato de que, quando purificou o templo, citou a um só tempo as palavras de
Jeremias 7:11 e de Isaías 56:7. (Mar. 11:17; Luc. 19:46) Por causa de sua
intrepidez e coragem, algumas pessoas chegaram a pensar que Jesus fosse
Jeremias. (Mat. 16:13, 14) A profecia de Jeremias relativa a um novo pacto
(Jer. 31:31-34) é mencionada por Paulo, em Hebreus 8:8-12 e 10:16, 17. Paulo
cita Jeremias 9:24, ao dizer: “Quem se jactar, jacte-se em Jeová.” (1 Cor.
1:31) Revelação (Apocalipse) 18:21 faz
uma aplicação mais poderosa ainda da ilustração de Jeremias (51:63, 64) sobre a
ruína de Babilônia.
As descobertas arqueológicas também confirmam
o relato de Jeremias. Por exemplo, uma crônica babilônica fala da tomada de
Jerusalém por Nabucodonosor (Nabucodorosor) em 617 AEC, quando este
capturou o rei (Joaquim) e nomeou outro (Zedequias) que ele próprio escolheu. — 24:1;
29:1, 2; 37:1.
Possuímos
uma biografia mais completa de Jeremias do que de quaisquer dos outros profetas
da antiguidade, com exceção de Moisés. Jeremias revela muitas coisas a respeito
de si mesmo, de seus sentimentos e de suas emoções, o que indica que ele era
dotado de intrépido destemor e coragem, temperados pela humildade e ternura de
coração. Além de sua função como profeta, era sacerdote, compilador da
Escritura e historiador exato. Ele era filho do sacerdote Hilquias, de Anatote,
uma cidade reservada aos sacerdotes, no interior, ao norte de Jerusalém, “na
terra de Benjamim”. (1:1) O estilo de Jeremias é claro, direto e fácil de
compreender. Há grande número de comparações e muita linguagem figurada, e o
livro é redigido tanto em prosa como em forma de poesia
CONTEÚDO DE JEREMIAS
A matéria não está em ordem cronológica, mas,
antes, segundo os assuntos. Assim, a narrativa faz muitas mudanças quanto ao
tempo e circunstâncias. Por fim, descreve-se a desolação de Jerusalém e de Judá,
em todos os pormenores, no capítulo 52. Isto não só mostra o cumprimento de
grande parte da profecia, mas fornece também uma tela de fundo para o livro de
Lamentações que vem em seguida.
Jeová comissiona a Jeremias
(1:1-19). Será que foi porque Jeremias queria ser profeta ou porque procedia de
família sacerdotal que foi comissionado? Jeová mesmo explica: “Antes de
formar-te no ventre, eu te conheci, e antes de saíres da madre, eu te
santifiquei. Eu te constituí profeta para as nações.” É uma designação da parte
de Jeová. Está Jeremias disposto a ir? Humildemente, ele apresenta a desculpa: “Sou
apenas rapaz.” Jeová o tranqüiliza, dizendo: “Eis que pus as minhas palavras na
tua boca. Vê, comissionei-te no dia de hoje para estares sobre as nações e
sobre os reinos, para desarraigares, e para demolires, e para destruíres, para
derrubares, para construíres e para plantares.” Jeremias não deve temer. “Por
certo lutarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, pois ‘eu estou contigo’,
é a pronunciação de Jeová, ‘para te livrar’.” — 1:5, 6, 9, 10, 19.
Jerusalém
é esposa infiel (2:1-6:30). Que mensagem traz a palavra de
Jeová a Jeremias? Jerusalém esqueceu o seu primeiro amor. Ela abandonou a Jeová,
a Fonte de águas vivas, e prostituiu-se com deuses estranhos. De videira seleta
de casta tinta, ela se transformou “em varas degeneradas duma videira
estrangeira”. (2:21) Suas saias ficaram manchadas do sangue das almas dos
pobres inocentes. Até mesmo Israel, que se prostituiu, provou ser mais justa do
que Judá. Deus convida esses filhos renegados a retornar a ele, pois ele é o
dono marital deles. Mas agiram como esposa infiel. Poderão retornar, se se
desfizerem de suas coisas repugnantes e circuncidarem seu coração. “Levantai um
sinal de aviso rumo a Sião”, pois Jeová trará uma calamidade procedente do
norte. (4:6) Derrocada sobre derrocada! Como leão que sai de sua moita, como
vento causticante que sopra através do ermo, assim virá o executor de Jeová com
seus carros como um tufão.
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