Leitura da Bíblia: 1 Tessalonicenses 1–2 Tessalonicenses 3
1 Tes
4:15-17 — Quem são os “arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar”, e como isso se dá? São os cristãos ungidos vivos na Terra durante a presença de Cristo como Rei entronizado. Eles ‘encontram o Senhor’ Jesus no invisível domínio espiritual. No entanto, para isso, eles primeiro precisam morrer e ser ressuscitados como criaturas espirituais. (Rom. 6:3-5; 1 Cor. 15:35, 44) A presença de Cristo já começou, de modo que os cristãos ungidos que morrem atualmente não permanecem mortos. Eles são “arrebatados”, ou levantados de imediato. — 1 Cor. 15:51, 52.
5:23 — O que Paulo quis dizer quando orou para que ‘o espírito, a alma, e o corpo dos irmãos fossem preservados’? Paulo se referia ao espírito, à alma e ao corpo da coletiva congregação cristã, incluindo cristãos ungidos com espírito que viviam em Tessalônica. Em vez de simplesmente orar para que a congregação fosse preservada, ele orou para a preservação do “espírito”, ou atitude mental, da congregação. Orou também pela “alma” (vida ou existência) e pelo “corpo” da congregação — ou seja, o coletivo grupo de cristãos ungidos. (1 Cor. 12:12, 13) Assim, a oração destaca o profundo interesse de Paulo pela congregação.
Lições para nós:
5:1-3, 8, 20, 21. Com a aproximação do dia de Jeová, devemos ‘manter nossos sentidos, estar vestidos da couraça da fé e do amor, e ter por capacete a esperança da salvação’. Além disso, devemos prestar séria atenção à Palavra profética de Deus, a Bíblia.
2 Tes
2:3, 8 — Quem é “o homem que é contra a lei” e como será eliminado? Esse “homem” coletivo é o clero da cristandade. E o agente autorizado para declarar os julgamentos de Deus contra os perversos e ordenar sua execução é “a Palavra” — o principal Porta-Voz de Deus, Jesus Cristo. (João 1:1) Assim, pode-se dizer que Jesus eliminará o homem que é contra a lei “com o espírito [ou força ativa] de sua boca”.
2:13, 14 — Em que sentido os cristãos ungidos foram ‘selecionados desde o princípio para a salvação’? Os ungidos, como grupo, foram predeterminados quando Jeová decidiu que o descendente da mulher machucaria Satanás na cabeça. (Gên. 3:15) Além disso, Jeová especificou os requisitos que eles teriam de cumprir, a obra que fariam e as provações que sofreriam. Foi nesse sentido que ele os chamou para ‘esse destino’.
Lições para nós:
1:6-9. Os julgamentos de Jeová são executados de modo seletivo.
3:8-12. Não devemos usar a proximidade do dia de Jeová como pretexto para não trabalhar, deixando assim de prover nossas necessidades e nos sustentar no ministério. A preguiça pode nos tornar ociosos e nos levar a ser ‘intrometidos nos assuntos dos outros’. — 1 Ped. 4:15.
VISITE ; WWW.JW.ORG
0 Comentaram (Comente também):
Postar um comentário
Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.