Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

09:05

Os desastres naturais são castigo de Deus?

fotostragediaserrario-tv-20110113 Deus não usa desastres naturais para castigar as pessoas. Ele nunca fez isso e nunca fará. Por quê? Porque, conforme diz a Bíblia em 1 João 4:8, “Deus é amor”.
O amor está por trás de tudo o que Deus faz. O amor não invoca o mal sobre os inocentes, pois conforme a Bíblia diz, “o amor não obra o mal para com o próximo”. (Romanos 13:10) Em Jó 34:12, a Bíblia declara: “De fato, o próprio Deus não age iniquamente.”
É verdade que a Bíblia predisse que, em nossos dias, haveria calamidades, como “grandes terremotos”. (Lucas 21:11) Mas assim como um meteorologista não pode ser responsabilizado pelos danos provocados por um tufão que ele prevê, Jeová também não é responsável pela destruição causada por desastres naturais. Então, se Deus não está por trás do sofrimento que esses desastres provocam, qual é a causa?
A Bíblia revela que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, Satanás, o Diabo. (1 João 5:19) Ele tem sido homicida desde sua rebelião no começo da humanidade até os nossos dias. (João 8:44) Satanás encara a vida humana como algo sem valor e descartável. Visto que ele é dominado pela ambição egoísta, não é de admirar que tenha criado um sistema global que gira em torno do egoísmo. O mundo atual tolera a exploração humana até mesmo a ponto de muitas pessoas indefesas morarem em regiões de perigo, onde há risco de desastres naturais ou de calamidades causadas pelo próprio homem. (Efésios 2:2; 1 João 2:16) Portanto, os humanos gananciosos são responsáveis por parte do sofrimento que os desastres causam. (Eclesiastes 8:9) Como assim?
Um número surpreendente de desastres é, pelo menos em parte, causado pelo homem. Veja, por exemplo, as dificuldades que os moradores de Nova Orleans, EUA, passaram depois que um furacão provocou enchentes naquela cidade. Ou considere as casas destruídas por deslizamentos de terra nas montanhas costeiras da Venezuela. Nesses e em outros casos, fenômenos naturais como ventos e chuvas se tornaram catastróficos em grande parte por causa de fatores como a ignorância humana com respeito ao meio ambiente, erros de engenharia, mau planejamento, desconsideração de alertas e má administração.
Considere um desastre que ocorreu nos tempos bíblicos. Nos dias de Jesus, a queda repentina de uma torre causou a morte de 18 pessoas. (Lucas 13:4) Esse desastre pode ter sido causado por falha humana, pelo “tempo e o imprevisto”, ou pela combinação dos dois fatores, mas com certeza não foi em resultado do julgamento de Deus. — Eclesiastes 9:11.
Será que Deus já causou algum desastre? Sim, mas ao contrário dos desastres naturais ou dos provocados pelo homem, eles foram seletivos, tinham um objetivo e ocorreram pouquíssimas vezes. Dois exemplos disso são o Dilúvio global nos dias do patriarca Noé e a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra nos dias de Ló. (Gênesis 6:7-9, 13; 18:20-32; 19:24) Esses julgamentos divinos eliminaram os perversos incorrigíveis, mas preservaram os que eram justos aos olhos de Deus.
De fato,  Deus tem os meios, o desejo e o poder para acabar com todo o sofrimento e trazer alívio dos efeitos dos desastres naturais. Sobre o Rei designado por Deus, Jesus Cristo, o Salmo 72:12 predisse: “Livrará ao pobre que clama por ajuda, também ao atribulado e a todo aquele que não tiver ajudador.”

R7

2 Comentaram (Comente também):

  1. PAz
    Gostei muito do seu blog e gostaria de ter mais um irmão em Cristo, visite meu blog e me siga também..ficarei muito feliz
    na Paz

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Fiquei muito feliz por estar me seguindo, volte sempre que quiser.
    Na Paz

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.