Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Jó 38-42

http://www.watchtower.org/t/biblia/job/chapter_038.htm  (Boa Leitura)

36 Jeová responde a Jó (38:1-42:6). Jó havia pedido que Deus falasse com ele. Agora Jeová responde majestosamente de dentro do vendaval. Propõe a Jó uma série de perguntas que são em si mesmas uma lição objetiva da pequenez do homem e da grandeza de Deus. “Onde vieste a estar quando fundei a terra? . . . Quem lançou a sua pedra angular, quando as estrelas da manhã juntas gritavam de júbilo e todos os filhos de Deus começaram a bradar em aplauso?” (38:4, 6, 7) Isso foi muito antes do tempo de Jó! Suscitam-se perguntas, uma após a outra, e Jó não consegue responder a elas, ao passo que Jeová aponta para o mar da terra, sua vestimenta de nuvens, a alva, os portões da morte, e a luz e a escuridão. “Acaso o sabes porque nasceste naquele tempo, e porque os teus dias são muitos em número?” (38:21) E que dizer dos depósitos de neve e de saraiva, o temporal e a chuva e as gotas de orvalho, o gelo e a geada, as poderosas constelações celestes, os relâmpagos e as camadas de nuvens, os animais e as aves?
37 Jó admite humildemente: “Eis que me tornei de pouca importância. Que te replicarei? Pus a minha mão sobre a boca.” (40:4) Jeová ordena Jó a enfrentar a questão. Propõe mais uma série de perguntas desafiadoras que exaltam Sua dignidade, superioridade e força, conforme evidenciadas em suas criações naturais. Até mesmo o beemote e o leviatã são muito mais poderosos do que Jó! Completamente humilhado, Jó admite que seu ponto de vista era errado, e que falou sem conhecimento. Vendo agora a Deus, não por ouvir falar dele, mas com entendimento, retrata-se e arrepende-se “em pó e cinzas”. — 42:6.
38 O julgamento e a bênção de Jeová (42:7-17). A seguir, Jeová acusa Elifaz e seus dois companheiros de não terem falado coisas verídicas sobre Ele. Precisam providenciar sacrifícios e é preciso que Jó ore por eles. Depois disso, Jeová reverte a condição cativa de Jó, abençoando-o com o dobro do que tinha. Seus irmãos, suas irmãs e seus anteriores amigos retornam a ele com presentes, e ele é abençoado com o dobro do que possuía antes em matéria de ovelhas, camelos, gado e jumentas. Tem novamente dez filhos, sendo suas três filhas as mais belas mulheres de todo o país. Sua vida é milagrosamente prolongada em 140 anos, de modo que chega a ver quatro gerações da sua descendência. Morre “velho e saciado de dias”. — 42:17.

36. Por meio de que lição objetiva e de que série de perguntas o próprio Jeová ensina a Jó?
37. Que perguntas adicionais humilham a Jó, e o que é ele obrigado a admitir e a fazer?
38. (a) Como arrasa Jeová Elifaz e seus companheiros? (b) Que favor e bênção confere a Jó?

Porque o Livro de Jó é proveitoso?

As normas justas de vida estabelecidas por Jeová são delineadas em muitas passagens. O livro condena fortemente o materialismo (Jó 31:24, 25), a idolatria (31:26-28), o adultério (31:9-12), alegrar-se com a desgraça de outros (31:29), a injustiça e a parcialidade (31:13; 32:21), o egoísmo (31:16-21), a desonestidade e a mentira (31:5), indicando que quem pratica tais coisas não pode ganhar o favor de Deus e a vida eterna. Eliú é um excelente exemplo de profundo respeito e modéstia, junto com denodo, coragem e exaltação de Deus. (32:2, 6, 7, 9, 10, 18-20; 33:6, 33) O próprio exercício de liderança por parte de Jó, a consideração que tinha pela família, e sua hospitalidade também fornecem excelente lição. (1:5; 2:9, 10; 31:32) Entretanto, Jó é principalmente lembrado por manter a integridade e perseverar com paciência, dando um exemplo que provou ser um baluarte fortalecedor da fé para os servos de Deus no decorrer das eras, e especialmente nestes tempos que põem à prova a nossa fé. “Ouvistes falar da perseverança de Jó e vistes o resultado que Jeová deu, que Jeová é mui terno em afeição e é misericordioso.” — Tia. 5:11.

Agora é o tempo em que todos os que desejam viver sob o governo do Reino de Deus precisam responder a Satanás, “o acusador”, por manterem a integridade. (Rev. 12:10, 11) Mesmo enfrentando ‘provações intrigantes’, os que mantêm a integridade precisam continuar orando para que o nome de Deus seja santificado, e para que Seu Reino venha e destrua a Satanás e a toda a sua zombeteira prole. Esse será “o dia de peleja e de guerra” de Deus, seguido pelo alívio e pelas bênçãos das quais Jó esperava compartilhar. — 1 Ped. 4:12; Mat. 6:9, 10; Jó 38:23; 14:13-15.

Nosso Comentário
A ciência progrediu por 3.000 anos desde que Jeová fez estas perguntas a Jó. Ainda assim, nem nós, nem físicos peritos podem explicar plenamente a gravidade, que mantém nossa Terra na órbita correta, a posição exata que deve ter para podermos usufruir a vida aqui. (Jó 26:7; Isaías 45:18) Isto não significa que devemos empenhar-nos num estudo profundo dos mistérios da gravidade. Antes, dar atenção até mesmo a esse único aspecto das obras maravilhosas de Deus devia influenciar nosso conceito dele. Tem você admiração reverente da sabedoria e do conhecimento dele, e percebe por que devemos aprender mais sobre a sua vontade?

1 Comentaram (Comente também):

  1. Ola irmãos obrigado pelo conteúdo de vossa pagina. somente gostaria de saber se o destaque pode ser postado mais cedo na segunda feira visto muito aqui de nós temos reunião na segunda feira e com certeza ajuda muito.
    sei que exige tempo e esforço manter um site como esse por isso a pergunta e só uma sugestão e não critica, se não puder ainda assim estamos gratos.

    Obrigado

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.