Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:35

Como Jeová encara os seriados de novela?

"A televisão é uma invenção que permite que você se divirta na sua sala com pessoas que não convidaria para entrar em sua casa." - David Frost, apresentador britânico

AQUELES que escolhemos por "amigos" podem influenciar o nosso coração. Provérbios, capítulo sete, descreve um rapaz que se associava com uma mulher casada, imoral. As emoções dele se alteraram por prestar atenção à "maciez dos seus lábios". Cometeu adultério com ela. Mas, o que o induziu a praticar tal ato? O versículo 25 aconselha: "Não se desencaminhe teu coração para os seus caminhos." O coração dele foi desencaminhado por sua associação.

Que tipo de personagens têm sido retratados nos seriados? Um ministro religioso que engana a esposa; um estuprador; uma prostituta; uma mãe solteira que atira no amante porque ele estava dormindo com a mãe dela; e assim por diante. O adultério é comum, assim como o aborto e a gravidez ilegítima.

É esse o "círculo de amigos" que você deseja que influencie o seu coração? Se esses fossem seus vizinhos, será que os convidaria à sua casa e escutaria com alegria ao descreverem suas aventuras?

"Que direito tens de enumerar os meus regulamentos?", perguntou Jeová a respeito daqueles que afirmavam ser Seu povo. "Sempre que viste um ladrão, tu te aprazias com ele; e tomavas parte com os adúlteros." (Salmo 50:16, 18) Não se engane. "Más associações estragam hábitos úteis." - 1 Coríntios 15:33; Provérbios 13:20.

"Mas nem todos os personagens são abertamente maus", relatou uma dona-de-casa cristã. "Eu podia identificar-me prontamente com uma que realmente era uma boa pessoa. Ela era o que eu queria ser. Eu imitava a personalidade dela." É comum usar personagens de novela como "personagens-modelos". Mas devia o cristão fazer isso?

Em vez de incentivar os cristãos a imitar a conduta de pessoas que estão "mentalmente em escuridão" e são moralmente corruptas, o apóstolo Paulo disse aos co-crentes: "Vós não aprendestes que o Cristo seja assim, se é que o ouvistes e fostes ensinados por meio dele, assim como a verdade está em Jesus." (Efésios 4:17-21) O cristão dedicado precisa concentrar-se no exemplo de Jesus ou daqueles que seguem de perto o mesmo modelo, quais servos aprovados de Deus, e instruir-se por estes. Outros modelos mostraram ser armadilhas. - 1 Coríntios 11:1; Hebreus 11:1 a 12:2 1 Pedro 2:21.

CORAÇÕES ENGODADOS ÀS ESCONDIDAS

O fiel homem Jó admitiu quão facilmente seu coração poderia ser engodado pelo que ele via. "Se eu costumava ver a luz quando ela brilhava ou a preciosa lua andando, e meu coração começou a ser engodado às escondidas, . . . isto também seria um erro a receber a atenção dos magistrados", confessou Jó. A vista dos céus estrelados, com o brilho da lua, pode ser comovente. Mas os vizinhos de Jó adoravam a lua como símbolo de fertilidade. Sedutoras orgias sexuais faziam muitas vezes parte da adoração da lua. Se Jó pensasse constantemente nessas coisas, sua 'mão passaria a beijar sua boca', num ato de adoração. O coração poderia tornar-se mais liberal e permissivo, a ponto de a idolatria não parecer tão má. Mas ele se refreou. - Jó 31:26-28.

Os seriados de televisão são igualmente sutis. A busca do amor é usada para justificar qualquer tipo de conduta. Por exemplo, uma moça solteira e grávida diz à amiga: "Mas eu amo o Vítor. Não me importo. Eu mentiria, enganaria e roubaria para ficar junto dele. Ele vale isso. O Vítor vale qualquer custo. Para mim, ter o bebê dele compensa qualquer coisa!" O suave fundo musical torna difícil considerar que o proceder dela seja tão mau assim. Você também gosta do Vítor. Você sente compaixão pela moça. Você "compreende". "É surpreendente como você pode racionalizar", disse certa espectadora que mais tarde caiu em si. "Sabemos que a imoralidade é ruim. . . . Mas, dei-me conta de que mentalmente eu estava participando. "

Entretanto, alguns acham que 'aquilo que é apresentado não é pior do que aquilo que você presencia na vida cotidiana'. Mas, será esse o tipo de coisa que o cristão deveria escolher para distração? O apóstolo Paulo escreveu: "A fornicação e a impureza de toda sorte, ou a ganância não sejam nem mesmo mencionadas entre vós assim como é próprio dum povo santo." (Efésios 5:3) Era Paulo irrealista? Não. O ponto enfatizado por ele era que os cristãos não deviam divertir-se por conversar sobre tais atos sórdidos. Isso se aplica também ao genuíno "povo santo" dos nossos dias.

MENTES E CORAÇÕES CORROMPIDOS

Alguns da congregação coríntia do primeiro século foram corrompidos, não, não pela televisão, mas por falsos apóstolos. De acordo com o professo cristão Irineu, do segundo século, esses apóstatas afirmavam: "Pois, assim como o ouro, quando mergulhado em imundície, nem por isso perde sua beleza . . . assim afirmam não poder em grau algum sofrer prejuízo ou perder sua substância espiritual, não importa as ações materiais em que estejam envolvidos." Portanto, esses se associavam com descrentes, assistiam aos cruéis jogos de gladiadores e até mesmo cometiam imoralidade sexual.

O apóstolo Paulo acusou os cristãos coríntios de 'suportar facilmente' os falsos instrutores, e Paulo temia que, "assim como a serpente seduziu Eva pela sua astúcia", as mentes dos coríntios fossem sutilmente "corrompidas, afastando-se da sinceridade e da castidade que se devem ao Cristo". Essa corrupção doutrinal sutil levou à corrupção moral. - 2 Coríntios 11:4, 3.

A congregação coríntia estava até mesmo disposta a tolerar as relações incestuosas de um dos seus próprios membros! Esse homem imoral talvez fosse alguém por quem os membros da congregação tinham admiração. O coração deles "compreendia". Ele havia encontrado "verdadeiro amor"! É possível que outros na congregação talvez tivessem sido influenciados pela transgressão dele e também se tivessem empenhado em impureza, fornicação e até mesmo em impudente conduta desenfreada. - 1 Coríntios 5:1, 2, 6; 2 Coríntios 12:21.

Gostaria de que seu coração fosse corrompido de maneira similar? Suporta facilmente adúlteros, fornicadores, assassinos e gente desse tipo, diariamente, por deixar-se ficar absorto na vida deles? Não importa quão firmes sejamos no caminho da verdade, nosso coração pode ser sutilmente influenciado pela assimilação constante de matéria que justifica a imoralidade.

"Você imagina que isso não lhe afeta", disse certa cristã que durante anos foi apreciadora de novelas. "Mas no fundo do coração você está aceitando o proceder errado. Você vê coisas que deseja. E, se seu marido não é tão afetuoso como aqueles que vê nas novelas, sente que algo está faltando."

Essa cristã, que desenvolvera um anseio por tais novelas de TV, deixou de manter a vigilância a ponto de cometer imoralidade. Ela se arrependeu imediatamente e por fim obteve o perdão do marido e da congregação. Mas, que cicatriz emocional! "Tudo estava bem até que as circunstâncias tornaram possível que eu me entregasse às coisas que armazenara em meu coração", admitiu ela. "Satanás armou uma cilada e eu caí direitinho nela. Não se engane, as novelas podem influenciar você. Ouço alguns dizer que são fortes o bastante para dominá-las. Bem, o tempo dirá." Mesmo depois dessa tragédia, ela achou difícil parar de assistir a tais programas. "Foi pior do que tentar parar de fumar", concluiu ela.

Naturalmente, a maioria dos espectadores não ficam envolvidos em imoralidade meramente por assistir a tais programas. Entretanto, poderia começar a comparar seu cônjuge com os personagens do programa? Fortalecerá isso o amor ou nutrirá dúvidas? Se não for casado, aumentará isso seu desejo de possuir um cônjuge, levando quem sabe a um casamento imprudente ou à imoralidade? Poderia sofrer desnecessariamente variações em sua disposição de ânimo?

O apóstolo Paulo escreveu: "Todas as coisas me são lícitas; . . . mas eu não me deixarei pôr sob autoridade [escravizar-me] por coisa alguma." (1 Coríntios 6:12) A natureza viciadora dos seriados é bem comprovada. Alguns cristãos negligenciam reuniões congregacionais e seu ministério, fazem correndo as obrigações da casa, faltam à escola, negligenciam o estudo pessoal e familiar da Bíblia - tudo para não perder o seriado. Não deveriam tais pessoas fazer um exame honesto da quantidade de tempo que devotam a assistir a tais programas?

Naturalmente, isso se dá não importa a que a pessoa assista, mas o perigo especial dos seriados é que eles prendem seu coração, de modo que você tem de assistir ao próximo capítulo diário. O Dr. Hendric Weisinger, psicólogo citado numa revista para apreciadores de seriados, admitiu: "A pesquisa comprova que a televisão realmente afeta o nosso comportamento e influencia a maneira de pensar. . . . A pessoa que fica em casa e assiste a programas regularmente pode criar uma identificação muito forte com os personagens. Permitem que as novelas se tornem uma extensão de sua vida e podem ficar neuróticas quanto a nunca perder um capítulo."

ALTERNATIVAS

Certa cristã, que caiu no péssimo hábito de assistir regularmente aos seriados, ficou muito deprimida. Ela confidenciou isso a uma co - Testemunha que a incentivou a gastar mais tempo no ministério cristão, ajudando outros. "Trabalhar com outros no ministério de campo tornou-se uma alegria", relatou a senhora. "Eu não mais ficava deprimida porque não precisava preocupar-me com os problemas dos outros. Estava começando a encher minha vida com algo satisfatório. As novelas não mais eram importantes. Tornei-me evangelizadora de tempo integral." Muitos encontraram a resposta nesse incrementado serviço sagrado. - Veja Revelação 7:15.

Alguns resolveram o problema por se envolverem mais em cuidar das tarefas da casa, devotando mais atenção ao bem-estar espiritual e físico dos filhos. Visto que a maioria de nós gosta de se envolver com outras pessoas, alguns têm partilhado dádivas espirituais e materiais. Não é preciso ser rico. Amiúde, simplesmente fazer alguma guloseima especial para alguém amigo pode ser muito recompensador. - Provérbios 31:10-31.

"Agora sei o que estava perdendo", confessou uma ex-viciada em novelas. "O estudo pessoal e a oração. Filipenses 4:6-9, a respeito da oração e de pensamentos limpos, realmente me ajudou. Agora, inicio o dia com o texto diário e alguma outra publicação bíblica. Jeová proveu na Bíblia uma abundância de dramas da vida real, tais como os relatos de Jesus, Jó, Davi e outros. Ou então considero as experiências de Testemunhas nos tempos modernos. Embora ainda haja uma pequena parte dentro de mim, morrendo de vontade de saber 'o que está acontecendo' nas novelas, o desejo de obedecer a Jeová me detém."

Sim, realmente se resume no nosso desejo de agradar a Jeová de coração. Não queremos dizer que todos os programas de TV são corrompedores. Todavia, o cristão precisa ser seletivo, pois a experiência tem mostrado que programas que justificam a violação das normas da Bíblia podem corromper o coração do cristão.

"Ó vós amantes de Jeová, odiai o que é mau." (Salmo 97:10) Nem sempre é fácil obedecer esse mandamento. Nosso coração precisa ser cuidadosamente protegido. Que todos nós pensemos assim como o Rei Davi: "Dentro da minha casa andarei na integridade de meu coração. Não porei diante dos meus olhos nenhuma coisa imprestável. Tenho odiado o feito dos renegados; não se apega a mim [como hábito diário]. Meus olhos estão sobre os fiéis da terra." - Salmo 101:2, 3, 6.

Leia no site Oficial " Televisão-Como influencia sua vida?

Powered by Zoundry Raven

9 Comentaram (Comente também):

  1. Caro irmão achei interessante o artigo sobre os seriados da TV. Realmente, muitas vezes nos pegamos asssistindo uma cena ali outra aqui e não nos damos conta o quanto somos prejudicados por isso.

    ResponderExcluir
  2. é verdade,satanas tenta de qualquer jeito nos enlaçar..temos que ficar vigilantes

    ResponderExcluir
  3. Verdade .. Satanás usa laços sutis nos quais infelizmente muitos irmaos nossos caem .. Mais Jeová sabendo de nossas imperfeições e o quanto nosso coração eh traicoeiro .. Está providenciando como sempre fez maneiras d nos protegermos .. Exemplo disso foi o congresso de distrito com o tema : Proteja se Coração .. e inda vem mais as assembleias seguintes vem com os temas; Proteja sua mente e Proteja sua cosciencia ... Jeová eh um Deus ki realmente conheçe seus filhos e sabe dah ajuda necessaria no tempo devido ... Camilla Matos ..

    ResponderExcluir
  4. jeova me ajuda sao muitos desafios pra mim pois so jovem tenho 11 e por meio d amigos satanas tem nos laçar como por exemplos datas comemorativa por ñ fazer o queles fazzem

    ResponderExcluir
  5. ha anos não assisto novelas. mas ha duas semanas me peguei assistindo salve jorge. hoje meditei sobre isso,e notei que estou me apegando ha algo que eu sei estar podre.vou orar a jeová para que ele me ajude á me afastar de tudo que é prejudicial.

    ResponderExcluir
  6. POR QUE O NOME É NÓ-VELAS

    ResponderExcluir
  7. AS NOVELAS TEM UM EFEITO NEGATIVO SOBRE NÓS,PORQUE QUANDO AS ASSISTIMOS FICAMOS VICIADOS QUE AS VESES FICA DIFICIL IR AS REONIÕES DE NOITE.NÃO É CORRETO ASSISTILAS POR QUE O SEU NOME É NÓ-VELAS.CONGREGAÇAO BENFICA OESTE

    ResponderExcluir
  8. Não tinha percebido o que as novelas fazem conosco até ler este artigo, mas agora pensando bem é tudo verdade, agora que quero me achegar a Jeová novamente posso começar tirando as novelas da minha vida, obrigada e que Jeová vos abençõe.

    ResponderExcluir
  9. Esse artigo está sendo usado até hoje vale mesmo a pena ler muito bom

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.