Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

13:46

Est.do Livro Testemunho Cabal Cap.5:1-8

Capítulo 5

"Temos de obedecer a Deus como governante"

Os apóstolos tomam uma atitude que passa a servir de modelo para todos os cristãos verdadeiros

Baseado em Atos 5:12-6:7

OS JUÍZES do Sinédrio estão furiosos! Os apóstolos de Jesus estão sendo julgados perante esse supremo tribunal. Qual o motivo? José Caifás, o sumo sacerdote e presidente do Sinédrio, dirige-se a eles de forma dura: "Nós vos ordenamos positivamente que não ensinásseis à base deste nome." O furioso presidente não quer nem pronunciar o nome de Jesus. "E, ainda assim", continua Caifás, "enchestes Jerusalém com o vosso ensino, e estais resolvidos a trazer sobre nós o sangue deste homem". (Atos 5:28) A mensagem é clara: parar de pregar ou sofrer as conseqüências!

2 Como os apóstolos vão reagir? Sua comissão de pregar foi dada por Jesus, cuja autoridade havia sido concedida por Deus. (Mat. 28:18-20) Será que os apóstolos vão ceder ao medo do homem e ser silenciados? Ou terão a coragem de permanecer firmes e continuar pregando? Na verdade, a questão se resume a isto: A quem eles vão obedecer? A Deus ou aos homens? Sem hesitar, o apóstolo Pedro fala por todos os apóstolos. Suas palavras são claras e corajosas.

3 Como cristãos verdadeiros, estamos muito interessados em saber como os apóstolos reagiram às ameaças do Sinédrio, pois a comissão de pregar também se aplica a nós. Ao cumprirmos essa designação dada por Deus, pode ser que nós também enfrentemos oposição. (Mat. 10:22) Os opositores podem tentar limitar ou proibir nossa obra. O que faremos? Para nos ajudar nesse sentido, será proveitoso considerar a atitude que os apóstolos tomaram e os eventos que levaram ao julgamento deles diante do Sinédrio."O anjo de Jeová abriu as portas" (Atos 5:12-21a)

4 Lembre-se de que na primeira vez que foram ordenados a parar de pregar, Pedro e João responderam: "Não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos." (Atos 4:20) Depois dessa situação tensa com o Sinédrio, Pedro, João e os outros apóstolos continuaram a pregar no templo. Os apóstolos realizaram grandes sinais, como curar doentes e expulsar demônios. Eles fizeram isso "na colunata de Salomão", uma grande área coberta do lado leste do templo onde muitos judeus costumavam reunir-se. Pelo visto, até mesmo a sombra de Pedro curava as pessoas! Muitos que foram curados em sentido físico aceitaram a mensagem de cura espiritual. Em resultado disso, "os crentes no Senhor continuavam a ser acrescidos, multidões deles, tanto de homens como de mulheres". - Atos 5:12-15.

5 Caifás e os saduceus, membros da seita religiosa à qual Caifás pertencia, ficaram "cheios de ciúme" e ordenaram que os apóstolos fossem jogados na prisão. (Atos 5:17, 18) Por que os saduceus estavam furiosos? Os apóstolos ensinavam que Jesus tinha sido ressuscitado, mas os saduceus não acreditavam na ressurreição. Os apóstolos diziam que apenas por exercer fé em Jesus alguém poderia ser salvo; já os saduceus temiam uma represália de Roma se as pessoas passassem a encarar Jesus como líder. (João 11:48) Não é de admirar que os saduceus estivessem decididos a silenciar os apóstolos.

6 Hoje também os principais fomentadores de perseguição contra os servos de Jeová são opositores religiosos. Eles muitas vezes tentam usar sua influência na política e na mídia para silenciar nossa pregação. Será que deveríamos ficar surpresos com isso? Não. Nossa mensagem expõe a religião falsa. Por aceitarem as verdades da Bíblia, pessoas sinceras são libertadas de crenças e práticas antibíblicas. (João 8:32) É de estranhar então que nossa mensagem muitas vezes leve líderes religiosos a ficar cheios de ódio e ciúme?

7 Enquanto aguardavam na prisão seu julgamento, é possível que os apóstolos se perguntassem se estavam para sofrer martírio às mãos dos seus inimigos. (Mat. 24:9) Mas, durante a noite, aconteceu algo surpreendente: "O anjo de Jeová abriu as portas da prisão." (Atos 5:19) O anjo deu-lhes então uma orientação específica: 'Tomem posição no templo e persistam em falar.' (Atos 5:20) Essa ordem sem dúvida assegurou os apóstolos de que eles estavam fazendo o que era certo. As palavras do anjo também devem tê-los encorajado a permanecer firmes independentemente do que acontecesse. Com forte fé e coragem, os apóstolos "entraram no templo de madrugada e começaram a ensinar". - Atos 5:21.

8 Cada um de nós faria bem em se perguntar: 'Será que eu teria a fé e a coragem necessárias para continuar a pregar em circunstâncias similares?' Podemos nos sentir encorajados por saber que a obra vital de 'dar testemunho cabal a respeito do reino de Deus' tem apoio e orientação angélica. - Atos 28:23; Rev. 14:6, 7.

[Quadro na página 39]

O SINÉDRIO - SUPREMO TRIBUNAL DOS JUDEUSEmbora a Judéia fosse uma província do Império Romano, Roma permitia que os judeus preservassem suas próprias tradições e tivessem certa autonomia. Crimes menores e casos civis eram julgados por tribunais locais, mas as questões que esses tribunais não podiam decidir eram encaminhadas ao Sinédrio, também chamado Grande Sinédrio, em Jerusalém. O Sinédrio funcionava como supremo tribunal judaico e como conselho administrativo nacional. Também dava a palavra final quanto à interpretação da lei judaica, e sua autoridade era respeitada pelos judeus em toda a parte.

O Sinédrio reunia-se na câmara de decisão, que provavelmente se localizava na área do templo ou nas suas imediações. O conselho era formado por 71 membros: o sumo sacerdote, que era o presidente; outros nobres sacerdotais, incluindo os saduceus; aristocratas leigos e escribas cultos. As decisões desse tribunal eram definitivas.

[Perguntas de Estudo]

1-3. (a) Por que os apóstolos foram levados diante do Sinédrio, e a que se resume a questão? (b) Por que estamos muito interessados na atitude tomada pelos apóstolos?

4, 5. Por que Caifás e os saduceus ficaram "cheios de ciúme"?

6. Quem são os principais fomentadores de perseguição contra os servos de Jeová hoje, e por que não devemos ficar surpresos com isso?

7, 8. Que efeito a ordem do anjo sem dúvida teve sobre os apóstolos, e o que faríamos bem em nos perguntar?

Powered by Zoundry Raven

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.