Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Provérbios 27-31

Leitura 
  (Provérbios 28:26) 26 Quem confia no seu próprio coração é estúpido, mas aquele que anda em sabedoria é o que escapará.
Infelizmente, a maioria das pessoas hoje em dia preferem confiar no seu próprio critério e decidir por si mesmas como levar sua vida. Elas ignoram a verdade declarada em Provérbios 28:26: "Quem confia no seu próprio coração é estúpido, mas aquele que anda em sabedoria é o que escapará." Jeová quer nos poupar das calamidades resultantes de se confiar no traiçoeiro coração humano. (Jeremias 17:9) Ele deseja que andemos em sabedoria, que confiemos nele como nosso sábio Guia e Instrutor. Quando fazemos isso, nossa caminhada na vida é segura, satisfatória e gratificante. 
(Provérbios 30:15-16) 15 As sanguessugas têm duas filhas [que clamam]: "Dá! Dá!" Há três coisas que não se fartam, quatro que não disseram: "Basta!" 16 O Seol e a madre impedida, a terra que não se saciou de água e o fogo que não disse: "Basta!"A única menção da sanguessuga (hebr.: ‛alu·qáh) ocorre em Provérbios 30:15, onde se faz referência à ganância insaciável, declarando-se que "as sanguessugas têm duas filhas que clamam: ‘Dá! Dá!’"

O Commentary (Comentário) de F. C. Cook sugere que a gula da sanguessuga é considerada aqui como ‘sua filha’ mencionada no plural para expressar intensidade. Outros consideram que as "duas filhas" são referência aos dois lábios da ventosa que suga sangue. A sanguessuga pode consumir uma quantidade de sangue três vezes superior ao seu peso, um forte anticoagulante na sua saliva garantindo um fluxo contínuo do sangue da vítima.
(Provérbios 30:18-19) 18 Há três coisas que se mostraram maravilhosas demais para mim e quatro que não vim a conhecer: 19 o caminho da águia nos céus, o caminho da serpente sobre uma rocha, o caminho do navio no coração do mar e o caminho do varão vigoroso com a donzela.
A águia, ave grande e pesada, pode elevar-se alto no ar, com a maior facilidade, mas não deixa rastro visível para se traçar seu vôo ou para se saber que passou por ali. A serpente, na areia ou na grama, deixa um rastro. Mas, embora não tenha pés, pode de algum modo subir numa penha calva, sem deixar rastro nela. Um navio navegando no mar sem trilhos, não obstante, encontra seu caminho, e, depois de ter passado, sua esteira logo se desfaz e ninguém pode dizer que um navio passou por ali.
(Provérbios 31:10) 10 Uma esposa capaz, quem a pode achar? Seu valor é muito maior do que o de corais.
Por estar incluída na Palavra de Deus, podemos ter certeza de que essa bela descrição do papel e da posição da esposa é aprovada por Jeová. Em vez de ser oprimida ou vista como inferior, a esposa capaz é valorizada, respeitada e considerada digna de confiança.
A "esposa capaz" do capítulo 31 de Provérbios trabalha com vigor e diligência. Suas mãos executam qualquer trabalho com prazer. Ela faz transações comerciais e até mesmo imobiliárias. Examina um campo e o compra. Faz peças de roupa de baixo e as vende. Dá cintos aos comerciantes. Mostra vigor em tudo o que faz. Além disso, suas palavras de sabedoria e sua benevolência são muito apreciadas. Por isso, ela é muito estimada pelo marido, pelos filhos e, mais importante ainda, por Jeová.
As mulheres não devem ser vítimas oprimidas de homens que se aproveitam delas, as maltratam ou as sujeitam a todo tipo de abusos. Em vez disso, como "complemento" do marido, a mulher casada cumpre esse papel com alegria e competência. — Gênesis 2:18.(Provérbios 31:30) 30 O encanto talvez seja falso e a lindeza talvez seja vã; [mas] a mulher que teme a Jeová é a que procura louvor para si.

O encanto e a lindeza podem desaparecer com a doença e a idade. Mas esta mulher tem uma duradoura beleza íntima, porque está devotada a Jeová Deus e tem um temor salutar de desagradar a ele. Seu amor a Deus, conjugado com suas obras, granjeiam para esta esposa capaz elogios e louvores. Ora, até mesmo nos portões, o local de troca de notícias na cidade, fala-se com aprovação dos bons atos dela! Ela faz lembrar Rute, a quem Boaz disse: "Todos no portão do meu povo se apercebem de que és uma mulher de bem." — Rute 3:11.
Não é inapropriado que esta esposa capaz receba o louvor dos outros; isto se dá em resultado de "seus trabalhos". Quer dizer, ela merece tal estima. Portanto, ao concluir esta descrição duma "esposa capaz", o Rei Lemuel diz: "O encanto talvez seja falso e a lindeza talvez seja vã; mas a mulher que teme a Jeová é a que procura louvor para si. Dai-lhe dos frutos das suas mãos e louvem-na os seus trabalhos até mesmo nos portões." — Vers. 30, 31.

(Provérbios 27:3) 3 O peso de uma pedra e uma carga de areia — mas o vexame por parte de um tolo é mais pesado do que ambos.
Descrevendo a magnitude de seu vexame ou aflição, o fiel Jó declarou: "Ela é mais pesada do que mesmo as areias dos mares." (Jó 6:3) Em média, apenas 1 m3 de areia molhada pesa 1.900 kg. Embora uma carga de areia seja pesada, o vexame dum tolo é ainda mais pesado para quem tem de suportá-lo. Provérbios 27:3 alude a isso: "O peso de uma pedra e uma carga de areia — mas o vexame por parte de um tolo é mais pesado do que ambos."(Provérbios 27:6) 6 Fiéis são os ferimentos infligidos por alguém que ama, mas os beijos de quem odeia são coisas a serem suplicadas.
Os verdadeiros amigos são para você uma proteção de outras maneiras. "Fiéis são os ferimentos infligidos por alguém que ama", diz Provérbios 27:6. Embora muitos possam elogiá-lo, apenas os verdadeiros amigos se importam a ponto de chamar sua atenção para uma séria falha e dar-lhe de forma amorosa conselho construtivo. — Provérbios 28:23.(Provérbios 27:20) 20 O próprio Seol e [o lugar de] destruição não se fartam; nem se saciam os olhos do homem.
De fato, como a sepultura, com seu apetite insaciável, algumas pessoas sempre querem mais, não importa quanto tenham. Evite esse modo egoísta de pensar. A longo prazo, a ganância só traz frustração e infelicidade. O jovem Jonathan observa: "Se a sua felicidade depende do que você tem, você jamais será feliz. Sempre haverá algo novo que vai querer comprar. É preciso aprender a contentar-se com o que se tem."
(Provérbios 27:21) 21 O cadinho de refinação é para a prata e o forno de fundição é para o ouro; e a pessoa é segundo o seu louvor.
Os elogios que recebemos podem revelar o que somos. Mostramos humildade quando esses nos movem a reconhecer que devemos tudo a Jeová e nos incentivam a continuar a servi-lo. A falta de humildade fica evidente quando os elogios criam na pessoa um sentimento de superioridade.
(Provérbios 27:23-24) 23 Devias conhecer positivamente a aparência do teu rebanho. Fixa teu coração nas tuas greis; 24 porque o tesouro não ficará por tempo indefinido, nem o diadema por todas as gerações.Significa que a riqueza (o tesouro) e a posição de destaque (o diadema), se é que forem conseguidos, não raro são passageiros. Por conseguinte, o pastor nos tempos bíblicos agiria com sabedoria se cuidasse bem de suas ovelhas, isto é, se ‘fixasse o seu coração nas suas greis’. Como mostram os três versículos seguintes, o resultado seria segurança material para o trabalhador e sua família. — 
Provérbios 27:25-27.(Provérbios 28:9) 9 Quem desvia seu ouvido de ouvir a lei — até mesmo sua oração é algo detestável.
Atualmente, as igrejas da cristandade chegam perto de Deus com a boca, e glorificam-no com seus lábios, mas seus corações não as motivam em realidade a ajustar-se a Seus modos de agir. Exemplificando: põem de lado as elevadas normas morais da Bíblia, e aceitam com aprovação as pessoas que praticam a fornicação, o adultério e atos homossexuais — tudo o que é proibido nas Escrituras. (Veja Levítico 18:22; 1 Coríntios 6:9, 10.) Ademais, ensinam ‘mandamentos de homens’ como doutrinas. Entre estes se acham seus ensinos da imortalidade da alma, e do tormento no inferno de fogo, bem como outras doutrinas pagãs que adotaram de fontes humanas antibíblicas.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.