Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

19:48

De que maneiras o homem esta arruinando a terra‘?


JÁ HOUVE uma vez na história humana em que Deus salvou a terra de ser arruinada por homens. Fez isso por meio dum dilúvio global nos dias de Noé. Não dispomos de nenhum registro no sentido de que os homens estivessem arruinando o meio ambiente físico naquela época. Mas a terra foi arruinada de outro modo, a tal ponto que Deus sentiu a necessidade de agir com a mais extrema severidade.
A Bíblia relata: “A terra veio a estar arruinada à vista do verdadeiro Deus, e a terra ficou cheia de violência. Deus viu, pois, a terra e eis que estava arruinada, porque toda a carne havia arruinado seu caminho na terra.” (Gênesis 6:4, 11, 12) Sim, nos dias de Noé, Deus considerava a terra como estando arruinada, por causa da violência e da iniqüidade da humanidade.
Similarmente, quando o antigo Israel começou a tomar posse da Terra da Promessa, Deus avisou: “Não deveis poluir a terra em que estais; porque é o sangue que polui a terra. . . E não deveis aviltar a terra.” (Números 35:33, 34) Portanto, Canaã estava arruinada devido à culpa de sangue de seus habitantes. Um exemplo horrível disso era sua prática de sacrificar criancinhas para seus deuses.
Os cananeus também eram crassamente imorais, e isto, da mesma forma, afetou o conceito de Deus a respeito dessa terra. Ele alertou Israel: “Não vos façais impuros por qualquer destas [práticas imorais], porque por todas estas coisas se fizeram impuras as nações que ponho para fora diante de vós. Por conseguinte, a terra é impura, e. . . a terra vomitará os seus habitantes.” (Levítico 18:24, 25) A imoralidade e o derramamento de sangue arruinaram Canaã a tal ponto que Deus destruiu as nações cananéias.
O Arruinamento da Terra
Que dizer de hoje? Não vivemos numa época de violência, derramamento de sangue e imoralidade descomedidos? Não importa o que o homem faça para tentar reparar o dano que tem infligido à terra física, ele nunca será capaz de restaurar à vida os calculadamente cem milhões que morreram em suas guerras durante este século; nem poderá trazer de volta os milhões que foram assassinados por criminosos ou as incontáveis vítimas desafortunadas que morrem de fome. Certamente, ele não poderá restaurar a vida dos 40 a 60 milhões de nascituros que, segundo estimativas, é interrompida pelo aborto todos os anos. Podemos duvidar de que a terra esteja sendo arruinada à vista de Deus por tais coisas — para não mencionarmos a imoralidade, tão alastrante hoje?
O bom-senso nos diz que Deus terá de agir em breve para salvar a terra das atividades ruinosas do homem, e as profecias bíblicas confirmam isso. Mas o que fará Ele? A Bíblia diz que Deus vai “arruinar os que arruínam a terra”. (Revelação [Apocalipse] 11:18; veja Mateus 24:3-14.) Assim como o senhorio despeja o inquilino destruidor, da mesma forma Deus “despejará” aqueles que arruínam sua bela criação, a terra.
A Bíblia diz: “Quanto aos iníquos, serão  decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” (Provérbios 2:22) Ela chama essa vindoura ação divina de Armagedom. (Revelação 16:16) Jesus também a chamou de “grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo”. (Mateus 24:21) Será ainda maior do que o Dilúvio.
Seria esta uma solução extremista ou injusta? Não. Deus, qual Criador da terra, tem o direito de decidir quem a habitará. Tem também o direito de considerar o homem responsável por suas próprias ações. Ademais, se Deus permitisse que o homem continuasse com o seu proceder desenfreado, a terra ficaria arruinada para todos, e a vida se tornaria uma impossibilidade. Por outro lado, ‘arruinando os que arruínam a terra’. Deus preservará a nossa herança terrestre para quem for apreciativo. A Bíblia promete: “Pois os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela.” — Provérbios 2:21.
Com a ajuda de Deus, milhões encontraram forças para mostrar-se inculpes por que desejam ser preservados para usufruir a criação de Deus. Também seguem os elevados padrões de moral de Deus e evitam a violência e a culpa de sangue, mesmo indiretamente. Portanto, não são arruinadores da terra nesse importante sentido.
Uma Terra Salva da Ruína
Tais pessoas têm agora a alegre perspectiva de ver a terra transformada de seu atual estado arruinado num primoroso paraíso. Ora, até mesmo o seu corpo será limpo, purificado dos ruinosos efeitos do pecado. O último livro da Bíblia descreve a provisão de Deus para tornar tudo isso possível como um simbólico “rio de água da vida”. De cada lado desse rio, “havia árvores da vida, produzindo doze safras de frutos, dando os seus frutos cada mês. E as folhas das árvores eram para a cura das nações”. — Revelação 22:1, 2.
Esta visão inspirada é garantia de que Deus salvará da ruína a terra e a humanidade. Outras profecias dão um vislumbre antecipado dessa terra restaurada. Considere, por exemplo, a antevisão poética de Isaías: “O ermo e a região árida exultarão, e a planície desértica jubilará e florescerá como o açafrão. Sem falta florescerá e realmente jubilará com exultação e com grito de júbilo.” (Isaías 35:1, 2) Naquele tempo não haverá mares poluídos, solo arável arruinado nem atmosfera tóxica.
Mais importante ainda, a terra não será arruinada pela violência, pelo derramamento de sangue ou pela imoralidade. Somente os que respeitam a Deus, seus padrões e sua criação estarão lá. (Revelação 21:7, 8) Ouça agora o glorioso resultado de todas essas coisas: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram. . . . ‘Eis que faço novas todas as coisas.’” — Revelação 21:4, 5.
Que resultado feliz! Quão felizes somos de que Deus em breve vai “arruinar os que arruínam a terra”! E quanto essas promessas inspiradas nos movem a querer servir ao Deus que salvará a terra da ruína e a transformará num lar paradísico para os humanos de coração reto!

3 Comentaram (Comente também):

  1. Obrigado Corpo Governante esse é meu discurso da semana veio certo com o tema. Muito muito obrigado...

    ResponderExcluir
  2. feliz é pessoa que tem Jeová como seu Deus

    ResponderExcluir
  3. Atos 17
    …23 pois, caminhando pela cidade, observei cautelosamente seus objectos de adoração e encontrei até um altar com a seguinte inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, pois é exactamente este a quem culturais em vossa ignorância, que eu passo a vos apresentar. 24 O Deus que criou o Universo e tudo o que nele existe é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários é salões do reino produzidos por mãos humanas. 25 Ele também não é servido pelas mãos dos homens, como se precisasse de algo, porquanto Ele mesmo concede a todos a vida, o fôlego e supre todas as nossas demais necessidades. …

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.