Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

14:42

Em que sentido Jonatã foi um excelente exemplo de humildade?



Humildade envolve ter uma atitude submissa. A verdadeira humildade nos faz ver como realmente somos e os outros como eles são. Por não denegrir as qualidades e os sucessos de outros, podemos apreciar melhor quem são e o que fazem. Do mesmo modo, a humildade pode nos fazer entender por que algo nos aconteceu e como lidar com isso.
Jonatã, filho de Saul, é um bom exemplo. Suas circunstâncias mudaram por causa de eventos fora de seu controle. Ao dizer a Saul que Jeová iria tirar-lhe o reino, Samuel não disse que Jonatã seria constituído rei. (1 Sam. 15:28; 16:1, 12, 13) A escolha de Davi como novo rei de Israel, feita por Deus, excluiu Jonatã. Em certo sentido, a desobediência de Saul teve um efeito desfavorável sobre Jonatã. Embora não fosse culpado pelos erros do pai, Jonatã não o sucederia no trono. (1 Sam. 20:30, 31) Como ele reagiu? Ficou ressentido por causa da oportunidade perdida, ou com ciúmes de Davi? Não. Apesar de ter mais idade e experiência, Jonatã lealmente o apoiou. (1 Sam. 23:16-18) A humildade o ajudou a entender quem tinha a bênção divina, e ele ‘não pensou mais de si mesmo do que era necessário pensar’. (Rom. 12:3) Jonatã entendeu o que Jeová esperava dele e aceitou sua decisão.
Naturalmente, muitas mudanças causam algum tipo de dificuldade. Durante algum tempo, Jonatã teve relacionamentos com dois homens que lhe eram próximos. Um deles era Davi, seu amigo e futuro rei designado por Jeová. O outro era Saul, seu pai, que, mesmo já tendo sido rejeitado por Jeová, ainda reinava. Essa situação deve ter causado estresse emocional a Jonatã, ao mesmo tempo em que ele procurava manter o favor de Jeová. As mudanças que temos de enfrentar podem nos causar certas dúvidas e apreensão. Mas, se procuramos entender o ponto de vista de Jeová, podemos continuar a servi-lo lealmente ao lidarmos com as mudanças.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.