Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Ezequiel 11-14


Leitura da Bíblia: Ezequiel 11-14

 (EZEQUIEL 11:7)  “Portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Quanto aos vossos mortos que pusestes no meio dela, eles é que são a carne, e ela é a panela de boca larga; e vós mesmos é que sereis tirados do meio dela.’”
Os sobreviventes não ficariam a salvo dentro das muralhas de Jerusalém. As muralhas dela não se mostrariam iguais aos lados impenetráveis de uma panela de ferro, protegendo a “carne” nela. Aqueles sobreviventes maquinadores, rebeldes, seriam trazidos para fora como cativos de detrás das muralhas arrombadas de Jerusalém, para sofrerem atos de julgamento. Estes sobreviventes lastimáveis seriam arrastados para fora do território do Reino de Judá, porque Jeová dissera que os julgaria no “termo de Israel”. Isso nos mostra que para Jeová nada ficará escondido que não será revelado naquele dia de acerto de contas que esta próxima.

 (EZEQUIEL 11:12) . . .e tereis de saber que eu sou Jeová, pois não andastes nos meus regulamentos e não executastes os meus julgamentos, mas fizestes segundo os julgamentos das nações ao vosso redor.’”
Visto que Jeová advertira de antemão os israelitas, por meio de seus profetas, a respeito das consequências de violarem seu pacto com ele, saberiam que era a ação do próprio Jeová quando estas coisas preditas realmente lhes sobreviessem. Também hoje não nos falta informações vitais para continuarmos andando no caminho da integridade, visto que temos uma “mesa” repleta de “alimentos” diversificados e um leque de opções para encorajamento espiritual através de nossos irmãos.

(EZEQUIEL 11:13) . . .E sucedeu que, assim que profetizei, morreu o próprio Pelatias, filho de Benaia, e eu passei a lançar-me com a minha face [por terra] e a clamar com alta voz e a dizer: “Ai! Soberano Senhor Jeová! Estás executando a exterminação dos remanescentes de Israel?”
A execução de Pelatias por Jeová não fez os outros falsos profetas parar de mentir em nome de Deus. Esses enganadores continuaram no seu proceder louco de predizer coisas contrárias à vontade de Deus. De modo que Jeová Deus disse a Ezequiel: “Ai dos profetas estúpidos que estão andando atrás do seu próprio espírito, quando não viram coisa alguma!” Assim como Pelatias, eles ‘não existiriam mais’, porque em desafio visionaram para Jerusalém “uma visão de paz, quando não há paz”. — Ezequiel 13:3, 15, 16.

(EZEQUIEL 11:19) E vou dar-lhes um só coração e porei no seu íntimo um espírito novo; e certamente removerei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne,
 Em harmonia com essas palavras, Jeová uniu em 1919 seus servos ungidos, dando-lhes como que “um só coração”, a fim de que o servissem “ombro a ombro”. (Sofonias 3:9) Além disso, Jeová deu ao seu povo espírito santo, para fortificá-los na obra de dar testemunho e para produzir neles os excelentes frutos descritos em Gálatas 5:22, 23. E em vez de um coração insensível, empedernido, Jeová deu-lhes um coração flexível, dócil e obediente, receptivo à Sua vontade.

(EZEQUIEL 11:20) . . .para que andem nos meus próprios estatutos e guardem as minhas próprias decisões judiciais e realmente as executem; e eles poderão realmente tornar-se meu povo e eu mesmo poderei tornar-me seu Deus.”’
O Israel de Deus aprendeu a obedecer à lei de Jeová em vez de seguir suas próprias ideias. Aprendeu a fazer a vontade de Deus sem temer o homem. Destacou-se assim como diferente dos cristãos de imitação da cristandade. Era o povo de Jeová. Como tal, Jeová estava disposto a usá-lo como seu mensageiro, seu “escravo fiel e discreto”. — Mateus 24:45-47.

(EZEQUIEL 12:21, 22) . . .E veio a haver para mim adicionalmente a palavra de Jeová, dizendo: 22 “Filho do homem, que expressão proverbial é essa que tendes no solo de Israel, dizendo: ‘Os dias se prolongam e pereceu toda visão’?
Entre os israelitas havia expressões populares ou frequentemente usadas que eram cheias de significado por causa das circunstâncias que as cercavam. Em geral, essas expressões proverbiais eram declaradas de modo conciso. (1Sa 10:12) Nem todas, porém, expressavam conceitos corretos, e havia algumas das quais Jeová discordava especificamente. — Ez 12:22, 23; 18:2, 3. Alguns ditados tornaram-se expressões comuns de zombaria ou desprezo para com certas pessoas. (Hab 2:6) Em tais casos dizia-se que mesmo o alvo do escárnio, quer pessoa, quer algo inanimado, era “expressão proverbial”. Assim, os israelitas foram avisados de que, se deixassem de escutar a Jeová e de obedecer aos Seus mandamentos, tanto eles como o seu templo se tornariam uma expressão proverbial entre as nações. (De 28:15, 37; 1Rs 9:7; 2Cr 7:20) A atitude expressa para com uma nação que se tornou uma expressão proverbial é bem indicada na Bíblia nas declarações acompanhantes, que mostram que Israel se tornaria vitupério, alvo de caçoada, de troça, de humilhação e de escárnio. (Sal 44:13-15; Je 24:9) Aqueles que se tornavam uma expressão proverbial passavam assim a ser assunto de cantos de bebedores de bebida inebriante e alguém a quem se cuspia na face. (Sal 69:11, 12; Jó 17:6) É evidente que aquele que se tornava uma expressão proverbial ficava assim reduzido a uma condição bem baixa.

(EZEQUIEL 12:26-28). Mesmo àqueles que zombavam de sua mensagem, Ezequiel disse: “Não haverá mais postergação quanto a quaisquer palavras [de Jeová].” Temos de fazer tudo ao nosso alcance para ajudar outros a ter confiança em Jeová antes que ele traga o fim deste sistema de coisas.

 (EZEQUIEL 13:17, 18) . . .“E no que se refere a ti, ó filho do homem, fixa a tua face contra as filhas do teu povo, que agem como profetisas, do seu próprio coração, e profetiza contra elas. 18 E tens de dizer: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Ai das mulheres que cosem faixas sobre todos os cotovelos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, a fim de caçar almas. . .
Profetizar significa basicamente o proferimento de mensagens inspiradas de Deus, a revelação da vontade divina. A predição de eventos futuros podia ou não estar envolvida. Assim como havia profetas verdadeiros e falsos, assim também algumas profetisas foram usadas por Jeová e movidas por Seu espírito, ao passo que outras eram profetisas falsas, não aprovadas por Ele. Jeová mencionou a Ezequiel as mulheres israelitas que ‘agiam como profetisas, do seu próprio coração’. Isto dá a entender que tais profetisas não tinham recebido nenhuma comissão divina da parte de Deus, mas eram simples profetisas de imitação, que se haviam intitulado como tais. (Ez 13:17-19) Por meio de suas práticas e propaganda enlaçadoras e enganadoras, elas ‘caçavam almas’, condenando os justos e tolerando os iníquos, mas Jeová livraria seu povo da mão delas. — Ez 13:20-23. Certa mulher, semelhante a Jezabel, na congregação de Tiatira, afirmava ter poderes proféticos, mas seguia o proceder das antigas profetisas falsas e foi condenada por Cristo Jesus em sua mensagem dada a João, em Revelação (Apocalipse) 2:20-23. Ela atuava indevidamente como instrutora e desencaminhava membros da congregação para práticas erradas.

(EZEQUIEL 14:12-23). Ganhar a salvação é responsabilidade individual. Ninguém pode ganhá-la por nós. — Romanos 14:12.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.