Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques do Livro de Gálatas 1-6

Leitura da Bíblia: Gálatas 1-6


AO OUVIR que alguns cristãos estavam sendo desviados da adoração pura pelos judaizantes, o apóstolo Paulo escreveu uma vigorosa carta “às congregações da Galácia”. (Gál. 1:2) Escrita em algum período entre 50-52 EC, ela contém conselhos diretos e exortações fortes.
Uns dez anos depois, quando estava em Roma como “prisioneiro de Cristo Jesus”, Paulo escreveu às congregações de Éfeso, Filipos e Colossos, dando-lhes bons conselhos e amoroso encorajamento. (Efé. 3:1) Nós hoje podemos nos beneficiar por prestarmos atenção às mensagens dos livros bíblicos de Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. — Heb. 4:12.
“DECLARADO JUSTO” — COMO?
Visto que os judaizantes tentavam ardilosamente desacreditar Paulo, ele defendeu seu apostolado por prover certos detalhes autobiográficos. (Gál. 1:11–2:14) Expondo os falsos ensinos deles, Paulo salientou: “O homem é declarado justo, não devido a obras da lei, mas apenas por intermédio da fé para com Cristo Jesus.” — Gál. 2:16.
Paulo disse que Cristo ‘livrou por meio duma compra os debaixo de lei’ e os libertou para usufruírem a liberdade cristã. Ele exortou fortemente os gálatas: “Ficai firmes e não vos deixeis restringir novamente num jugo de escravidão.” — Gál. 4:4, 5; 5:1.
3:16-18, 28, 29 O pacto abraâmico ainda é válido? Sim. O pacto da Lei foi um acréscimo e não uma substituição do pacto de Deus com Abraão. Portanto, o pacto abraâmico continuou valendo depois que a Lei foi ‘abolida’. (Efé. 2:15) Suas promessas foram repassadas para o verdadeiro “descendente” de Abraão — Cristo Jesus, que é o descendente primário, e aos que ‘pertencem a Cristo’.
6:2 O que é “a lei do Cristo”? Essa lei engloba tudo que Jesus ensinou e ordenou. Inclui especialmente o mandamento de ‘amar uns aos outros’. — João 13:34.
6:8 De que modo ‘semeamos visando o espírito’? Fazemos isso por viver de um modo que permita que o espírito de Deus atue livremente em nós. Semear visando o espírito envolve a participação plena em atividades que promovam o fluxo do espírito.
Lições para nós:
1:6-9. Os anciãos cristãos precisam agir de imediato quando surgem problemas na congregação. Usando raciocínio lógico e as Escrituras, poderão refutar rapidamente raciocínios falsos.
2:20. O resgate é uma dádiva de Deus para nós. Devemos aprender a encará-lo assim. — João 3:16.
5:7-9. Más companhias podem nos ‘impedir de persistir em obedecer à verdade’. Seremos sábios se as evitarmos.
6:1, 2, 5. Os que têm “qualificações espirituais” podem nos ajudar a carregar um fardo, como, por exemplo, alguma dificuldade ou um peso resultante de se ter dado, sem perceber, um passo em falso. Mas, quando se trata de levar a carga de nossas responsabilidades espirituais, nós mesmos temos de levá-la.
 
Visite nosso Site Oficial: WWW.JW.ORG

1 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.