Leitura da Bíblia: Tiago 1-5
2:13 — Como a “misericórdia exulta triunfantemente sobre o julgamento”?Quando prestamos contas de nós mesmos a Deus, ele leva em consideração a misericórdia que mostramos para com outros e nos perdoa à base do sacrifício resgatador de seu Filho. (Rom. 14:12) Não é isso um motivo para fazer da misericórdia uma qualidade dominante na nossa vida?
4:5 — Que texto bíblico Tiago citou aqui? Ele não citou um versículo específico. Essas palavras inspiradas por Deus talvez se baseiem na idéia geral por trás de textos como Gênesis 6:5; 8:21; Provérbios 21:10 e Gálatas 5:17.
5:20 — “Aquele que fizer um pecador voltar do erro do seu caminho” salvará da morte a alma de quem? O cristão que fizer um pecador abandonar seu erro salvará da morte espiritual, e talvez da destruição eterna, a alma desse pecador arrependido. A pessoa que dessa maneira ajuda o pecador também “cobrirá uma multidão de pecados” do transgressor.
Lições para nós:
2:8, 9. “Mostrar favoritismo” contraria a “lei régia” do amor. Por isso, os cristãos verdadeiros não mostram favoritismo.
2:14-26. Sermos ‘salvos por intermédio da fé não se deve a obras’ da Lei mosaica, nem às obras realizadas como cristãos. Não basta dizer que temos fé. (Efé. 2:8, 9; João 3:16) Essa qualidade deve nos motivar a agir em harmonia com a vontade de Deus.
3:13-17. “A sabedoria de cima” certamente é superior à sabedoria “terrena, animalesca, demoníaca”. Temos de ‘persistir em procurar a sabedoria divina como a tesouros escondidos’. — Pro. 2:1-5.
3:18, notas. As sementes das boas novas do Reino devem ser “semeada[s] com paz pelos que fazem paz”. É importante sermos pacificadores, e não arrogantes, briguentos ou turbulentos.
Confira:
0 Comentaram (Comente também):
Postar um comentário
Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.