"E eu ouvi toda criatura no céu, na terra, debaixo
da terra e no mar, sim, tudo que há neles, dizer: “Ao que está sentado no trono
e ao Cordeiro seja a bênção, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.”
As quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos se prostraram e
adoraram." - Apocalipse
5.13, 14; Tradução do Novo Mundo da
Bíblia Sagrada.
"Então, ouvi que
toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e
tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está sentado no trono e ao
Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos
séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se
e adoraram." - Apocalipse
5.13, 14; Almeida, Revista e Atualizada.
"E ouvi toda criatura que está no céu, e na terra, e
debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao
que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e
honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém!
E os vinte e quatro anciãos prostraram-se
e adoraram... (Explicação no fim do artigo)" - Apocalipse 5.13, 14; Almeida,
Revista e Corrigida.
Os trinitários costumam argumentar que se o
"Cordeiro," o Filho, é distinto de "toda criatura", então ele não pode ser uma criatura, mas sim Deus.
Além disso, o trinitário afirma que, no versículo 14, o "Cordeiro" é também "adorado" juntamente com
Deus, "que está sentado no trono", e então também deve ser "Deus". Eles
também apontam que a mesma "bênção",
"honra", "glória" e "poder" são dado para
"Deus" e
para o "Cordeiro" e, portanto, argumentam que o "Cordeiro"
deve ser "Deus" também.
No entanto, há falhas graves com esta 'lógica'. Será que
ela resiste a uma consideração de tudo o que ocorre neste
capítulo, ou em outro lugar no livro de Apocalipse? Resiste essa “exegese seletiva” às evidências?
Deus, “que está assentado sobre o trono” E “o Cordeiro”
Antes de tudo, note que o "Cordeiro"
é distinto
de Deus
também nos detalhes. Veja onde está Deus, "que está assentado sobre o trono,"
conforme descrito em Apocalipse 4.1-11 (Todas as citações neste
artigo são da versão Almeida, revista e corrigida, daqui em diante “Al”,
a menos que haja citação de outra versão)
e que é este o que "criou todas as coisas" (versículo 11). O Cordeiro não é mencionado como sendo este que "criou todas as coisas."
Nem é o "Cordeiro" mencionado como estando no "trono". O único mencionado é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso"
(versículo 8, na Tradução do Novo Mundo é "Jeová Deus, o Todo-Poderoso") E esse detalhe é relevantíssimo!
Note que o "que está sentado no
trono" é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso." (Apocalipse
4.8; Al). O "Cordeiro" foi distinguido dele e, portanto,
não é este "Senhor Deus, o
Todo-Poderoso." Consequentemente, isto não é apenas uma
distinção entre "Deus, o Pai" e o
"Cordeiro," o Filho, mas entre "Deus", "que está assentado
sobre o trono". O “Senhor Deus, o Todo-Poderoso" de um lado e o
"Cordeiro" do outro! Se o
"Cordeiro" não é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso", então quem
é ele? O "Cordeiro" deve
ser um criatura, embora não uma qualquer, mas a maior
criatura no universo e o Filho Único de
Deus, exatamente “O Filho”!
Devemos observar então que uma linha é desenhada através
do Universo aqui neste lugar (Apocalipse, capítulo 4) e de um lado da
linha é "o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" e somente "O Senhor Deus,
o Todo-Poderoso"! O "Cordeiro" não é deste ‘lado’ do Universo, aqui neste lugar
e em nenhum outro do livro de Apocalipse ele cruza essa linha, muito embora o
"Cordeiro" seja exaltado e louvado!
Claro, se alguns querem que "todas as
coisas" sempre signifique "todas as coisas" absolutamente
e lemos que foi o "assentado sobre o trono" quem "criou todas as
coisas" (4:11), esses mesmos vão aceitar que "todas as
coisas" aqui inclui o "Cordeiro" e assim o "Cordeiro"
é um daqueles que este "assentado sobre o trono" criou? Se alguém disser
que o Filho (ou o "Cordeiro") não é uma "coisa" então por
que "Deus" é? (Note 1 Coríntios
15:27, 28). Sim, se igualmente "Deus" é uma "coisa" e
se os trinitários acham que o "Filho" também é "Deus" então
por que não aceitar a “ideia” de que o "Filho" também é uma
"coisa"?
Em segundo lugar, o "Cordeiro" é
distinto de "toda criatura", mas não necessariamente porque ele mesmo
não seja uma criatura, mas porque ele não pode receber "bênção, honra, glória
e domínio" de si mesmo! Existem três sujeitos aqui nesta frase, "Deus",
o "Cordeiro" e "toda criatura". O que distingue os dois primeiros
do último é que os dois primeiros recebem esta "bênção e honra e
glória..." daqueles que os dão e isso não significa que os dois primeiros
são, por isso, "Deus"! O ponto aqui é que Deus e o Cordeiro recebem
este "bênção e honra e glória" de "toda criatura" por alguns motivos. Não que
Deus e o Cordeiro são "Deus"! Aqueles que argumentam que o "Cordeiro"
é distinto de "toda criatura" e, portanto, não pode ser uma criatura
está oferecendo um argumento extremamente fraco e não leva em conta o contexto,
nem o fato de que quando os escritores bíblicos escreveram, nem sempre tem que dizer o óbvio.
Deve ser discernido também que quando
João ouviu "toda criatura"
dar a ambos, a "Deus" e ao "Cordeiro", a "bênção e
honra e glória", ele ouviu "cada" criatura fazer
isso? Significa isso, então, que ele ouviu de Satanás, o Diabo, e os muitos anjos
infieis, que são, obviamente, “criaturas”, também esses dar esta "bênção e
honra e glória"? Claro que não! Assim, mesmo a expressão "toda
criatura" é contextualmente limitada e
não significa "toda criatura" absolutamente.
Agora, um lugar onde um escritor da Bíblia indicou o 'óbvio',
o que foi "conhecimento comum" dos seus leitores, é em 1
Coríntios 15:27, 28. No versículo
27, parte ‘a’, lemos: "Porque (Deus) todas as coisas (grego ‘panta’)
sujeitou debaixo de seus pés."
Agora isto significaria que o próprio Deus "sujeitou" a si mesmo
debaixo dos pés do Filho? Não, pois a próxima parte do versículo diz: "Mas,
quando diz que todas as coisas (panta) lhe estão sujeitas, claro
está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas (panta)." Observe que
Deus é uma dessas "todas as coisas", mas quando Deus coloca
"todas as coisas" sob a sujeição do Filho, estas "todas as
coisas" não inclui ele! Deus é a exceção, ele é uma "coisa" que
não foi submetida ao Filho. Se dá o mesmo com "todas as coisas" em Colossenses
1:16 e "toda criatura" em Apocalipse
5:13. Fica, portanto, "evidente" que embora o Filho não esteja
incluído nos grupos de "todas as coisas" ou "toda criatura",
não significa que ele mesmo não seja uma
"coisa" ou uma "criatura".
O motivo de “o Cordeiro” ser louvado
E por que o Cordeiro recebe de
"toda criatura" esta "bênção...
honra... glória..."? (Apocalipse
5:13). Não porque ele é "Deus", mas porque ele é o "Cordeiro"
e como tal ele "foi morto" e com o seu "sangue" ele
"comprou para Deus homens"
e "para o nosso Deus ele fez reis e sacerdotes..."
– versículos 9, 10.
Os motivos pelos quais o "Cordeiro"
recebe a honra e a glória, conforme mostrado por três vezes, não são para mostrar
que o "Cordeiro" seja "Deus". Elisabeth Schussler Fiorenza
acertadamente comenta: "O ‘novo cântico’ em Apocalipse 5:9,10 destaca três
razões por que o Cordeiro é digno de assumir o reinado escatológico sobre o
mundo. Primeiro: O Cordeiro
se mostra digno porque sofreu uma morte violenta... Segundo: A dignidade do Cordeiro deriva-se de
sua atividade como agente de Deus... Terceiro: A razão final que o
cântico dá por merecimento do Cordeiro foca no objetivo positivo da atividade
redentora de Cristo. " (Revelation: Vision
of a Just World, T & T Clark, 1991, p. 61). Então, é contextualmente claro por que o "Cordeiro" é distinto de
"toda criatura". Não porque
ele seja "Deus" e não seja em si uma criatura, mas por que o Cordeiro
foi "morto" e com seu "sangue" (versículo 9)
"pessoas" foram "compradas" e estas ganham sua salvação e status de 'realeza' e 'sacerdócio' através da atividade redentora
do Cordeiro. O "Cordeiro" é distinto de "toda criatura"
porque é o "agente"
que Deus
usa para dar livramento e não uma criatura que precisa de
libertação em si e toda criatura
reconhece isso - versículo 13.
Também lemos em Apocalipse 5:7, 8 que o "Cordeiro"
foi o único que pode “tomar o livro da destra do que estava assentado no trono”. Quando o "Cordeiro"
fez isso lemos nos versículos 8 e 9 que "os quatro animais e os vinte e
quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro."
Mas note que este "prostrar" aqui não significa 'adorar' (não é a palavra proskyneo que ocorre aqui,
mas a palavra pipto), mas o legítimo reconhecimento do mérito do Cordeiro
para tomar o "livro". Sim, foi por causa do
que fez o "Cordeiro" para com Deus o porquê dele
receber esse louvor dos "quatro animais", dos "vinte e quatro anciãos" e de
"toda criatura". Isso é enfatizado novamente no versículo 12 onde podemos ler que
"Digno é o Cordeiro, que foi
morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória,
e ações de graças." Sim, o "Cordeiro", Jesus Cristo, é "digno" de receber
estas coisas, não porque ele seja "Deus", mas porque ele é "o Cordeiro
que foi morto." Larry Hurtado
corretamente escreve: "... as
tradições com as quais este profeta judaico-cristão estava familiarizada
provavelmente incluíram as práticas dos grupos judaico-cristãos, que sugere em
tais círculos, bem como em grupos de cristãos gentios, que os cultos de reverência
oferecidas a Deus e a Jesus e a reverência oferecida a Jesus era entendido como
uma extensão e expressão de reverência para Deus." - At
The Origins of Christian Worship, pág. 92.
O motivo da exaltação e o louvor recebidos
pelo "Cordeiro" em Apocalipse 5:13, 14 não é o mesmo pelo qual recebe "Deus",
"que estava assentado no trono", o “Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (na Tradução do Novo Mundo, "Jeová Deus, o Todo Poderoso") em Apocalipse 4:8-11. Até aqui, vimos
que Deus é "digno" de receber louvor "porque criou todas as coisas." Assim, vemos
um contraste
entre o motivo por que "o que
estava assentado sobre o trono", ou seja, "Deus" recebe tal
louvor e por que o "Cordeiro", o Filho, recebe. Portanto, apesar de
"Deus" e o "Cordeiro" receberem o mesmo
louvor, vimos que é por razões
diferentes. Um por ser o "Senhor Deus, Todo-Poderoso", o
Criador de "todas as coisas" e o "Cordeiro" por ser agente
de Deus, que foi "morto". E o que foi tornado possível é que foram
compradas "para
Deus". Digno de nota que Apocalipse
5:10 diz que o Cordeiro as comprou para o "nosso Deus" que é distinto no texto do
"Cordeiro". Claramente, o "Cordeiro" não é o mesmo que
"Deus", com quem sempre é contrastado, e ele próprio é uma criatura,
ainda que uma criatura que não precise de redenção e que irá reinar como um
"Rei" e "Sacerdote".
Não só isso, mas a última parte de Apocalipse 4:11 refere-se ao "assentado
sobre o trono" como "por que tu criaste todas as coisas, e por tua
vontade são e foram criadas." Note
que "todas as coisas" surgiram devido a "vontade" do (e não
‘dos’) “assentado sobre o trono”, não sendo a
"vontade" de dois ou três e não a "vontade" do Cordeiro.
Sim, há apenas um Deus, um
Criador e uma vontade e não é ao Filho, nem ao "Cordeiro",
que o texto se refere!
O Cordeiro é adorado em Apocalipse 5:14?
A "adoração" prestada pelos
"anciãos" como lemos em Apocalipse 5:14 foi para "Deus" somente. O "Cordeiro" não é o destinatário desta "adoração". E aqui
chegamos a um ponto crucial: Como podemos saber quem recebe essa adoração? Segundo o final do
versículo, é o “que vive para todo o sempre”, que conforme o capítulo 4,
versículos 8-11 identificam, é o “Senhor Deus, o Todo-Poderoso”! O “Texto
Recebido”, que é a base da versão Almeida, traz essa frase final,
diferentemente do “Texto Crítico”, em que foi baseada a Tradução do Novo Mundo,
e também do texto cóptico e do majoritário. Ou seja, os trinitários sabem que,
embora a Tradução do Novo Mundo omita essa parte final, em seu texto preferido
ocorre que “os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao
que vive para todo o sempre”, que é claramente distinto do Cordeiro no
versículo anterior! Com esse raciocínio, tentam ludibriar o leitor desatento e
desinformado!
Por favor, confira quem somente recebe
verdadeira "adoração" nos seguintes textos: Apocalipse 4:10; 7:11,12; 11:16,17; 14:7;
19:4,10; 22:9. Sempre é
"Deus (o Pai)", nunca o Filho, o "Cordeiro"
Jesus Cristo. Então, não é diferente aqui em Apocalipse 5:14 !
Contudo, embora o "Cordeiro" seja
muito exaltado, o "Cordeiro" não
é elogiado como o "único Deus" no livro do Apocalipse. Vemos então
que o único que deve ser adorado é "Deus", o Pai, Jeová! Os trinitários mudam o sentido do legítimo louvor e a
alta exaltação do Cordeiro como se fosse adoração! E, conforme vimos, cometem
um sério erro!
(Crédito das ilustrações: Livro "Revelação - Seu grandioso clímax está próximo!"; Associação Torre de Vigia, edição de 2006)
Fonte https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia
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